Dopagem eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dopagem Eletrônica

Dopagem eletrônica consiste num procedimento de adição de impurezas químicas a um elemento semicondutor para transformá-lo num elemento mais condutor, porém, de formacontrolada.
O conceito de semicondutor intrínseco está relacionado ao cristal que, não-intencionalmente, possui não mais de um átomo de elemento químico estranho para cada um bilhão de átomos do materialescolhido. O teor de impureza, neste caso, é chamado 1 ppb, ou uma parte por bilhão. A interferência da impureza não é suficiente par interferir na estabilidade do material, sendo o cristal, portanto,estável.
Por outro lado, o semicondutor dopado possui, intencionalmente, cerca de um átomo de elemento químico desejado (ao contrário do estranho) para cada um milhão de átomos do material escolhido. Oteor da impureza é, no semicondutor dopado, 1 ppm, ou uma parte por milhão.
Os semicondutores dopados possuem, aproximadamente, mil vezes mais impurezas do que os semicondutores intrínsecos.
Trêselementos comuns na dopagem eletrônica são o carbono, o silício e o germânio. Todos possuem quatro elétrons nacamada de valência, o que possibilita que formem cristais já que compartilham seus elétronscom os átomos vizinhos, formando estruturas reticuladas ou cristalinas.
Existem dois tipos de impurezas usadas:
N: ocorre com a adição de fósforo ou arsênico ao silício. Tanto o arsênico quanto ofósforo possuem cinco elétrons na camada de valência. Ocorrem ligações covalentes entre quatro elétrons e um deles fica livre, ou seja, é o chamadoelétron livre, que ganha movimento e gera correnteelétrica. O nome N provém da negatividade gerada da carga negativa existente.
P: nesta dopagem, há adição de boro ou gálio ao silício. Ambos possuem três elétrons na camada de valência. Quando sãoadicionados ao silício criam lacunas, que conduzem corrente e a ausência de um elétron cria uma carga positiva (por isso o nome P).

O nome semicondutor se justifica, uma vez que uma pequena quantidade...
tracking img