DONA PRIZULINA

1274 palavras 6 páginas
TRABALHO INFANTIL Trabalho infantil é qualquer trabalho realizado por indivíduos que estejam abaixo da idade mínima legal de cada país. No Brasil, sua prática é considerada crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, com penalidades que podem variar de uma simples multa ou alguns anos de cadeia, dependendo da situação. O Brasil enfrenta graves problemas com essa prática, que é mais comum em áreas de baixa renda. Muitas famílias, para sobreviver, colocam as crianças para trabalhar e ajudar em sua pequena renda. É comum encontrar crianças trabalhando em lixões, catando latinhas, vendendo bala em sinais ou até mesmo carregando tijolos na cabeça em uma fábrica.
AS CAUSAS PARA O TRABALHO INFANTIL Quanto às causas da exploração do trabalho infantil pode se destacar que historicamente a pobreza das famílias foi apontada como o principal fator determinante, embora, cada vez mais, outros fenômenos sejam apresentados, tais como a forte tradição cultural e os mitos que permeiam a realidade. A desigualdade social, a pobreza, os recursos naturais escassos, associado à falta de políticas públicas, tudo isso é apontado como causas do trabalho infantil. Para as crianças se incorporarem ao mercado de trabalho, não precisa, necessariamente, todos esses fatores juntos. A pobreza por si só, já as empurra para aqueles, que, com argumentação de que estão solidários, transformam-se em exploradores de mão de obra barata. No âmbito geográfico, os estudiosos apontam o problema, para regiões pobres de países subdesenvolvidos, onde as famílias são numerosas, com baixíssimas rendas, o que levam as crianças serem obrigadas a ajudar financeiramente os pais, como o foco de origem do trabalho infantil.
TRABALHO INFANTIL CONSEQUÊNCIAS O trabalho infantil traz muitas consequências físicas e psicológicas para as crianças e adolescentes. Entre as consequências estão o abandono escolar, às distensões,

Relacionados