Domínios morfoclimsticos brasileiro

1662 palavras 7 páginas
UFS- Universidade Federal de Sergipe
CESAD- Centro de educação superior á distancia
Tutor: Rodrigo Santos Lima
Matéria: Geografia do Brasil
Matrícula: 2001020034494 Aluno: Monica Lima Mendes
Polo: Nossa Senhora Das Dores
Período: 2013.1

1-Elabore um texto comentando sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros. Neste texto, o aluno deve informar as principais características como localização ou situação geográfica no território brasileiro, clima e sua relação com as atividades econômicas, formação florística (vegetação), relevo, solos e processos de degradação do ambiente.

Segundo a classificação do geografo Aziz AB’ Saber, no Brasil existem seis domínios morfoclimaticos, e as faixas de transição entre eles, sendo quatro domínios intertropicais e dois subtropicais.
Os domínios são classificados através da análise de relevos, tipos solo, condições climato-hidrológicas e forma de vegetação, todos esses fatores interligados formam um domínio climatológico específico.
Aziz Ab’ Saber classificou os domínios morfoclimaticos em: Domínio Amazônico, domínio de Caatinga, domínio dos Cerrados, domínio das Araucárias, domínio das pradarias Mistas e domínio dos Mares e Morros ou tropical atlântico.
O domínio amazônico está localizado ao norte do Brasil pelo domínio fitogeográfico da floresta amazônica que apresenta grande diversidade biológica.
Seu clima está ligado á sua localização na região intertropical em baixas latitudes. O que facilita uma maior incidência dos raios solares além da elevada umidade do ar, é também uma zona de convergência dos ventos Alísios o que causa muita nebulosidade esse domínio morfoclimaticos da Amazônia tem baixa amplitude térmica, elevada pluviosidade anual, chuvas fortes e rápidas, períodos com ausência de chuvas e poucos dias de chuvas consecutivos, salvo os campos de boa vista onde a precipitação pluviométrica pode chegar a 3.600 mm anuais.
Por ter um clima favorável a Amazônia se tornou a floresta de maior biodiversidade do mundo,

Relacionados