Domínio do cerrado.rtf

344 palavras 2 páginas
DOMÍNIO DO CERRADO

O domínio dos cerrados é caracterizado por um tipo de vegetação que abrange em torno de 1/5 do território brasileiro. Ocorre em áreas planas do planalto central brasileiro e em áreas isoladas da Amazônia e do nordeste.
CLIMA

O clima predominante é o tropical típico ou continental, com inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC. As máximas absolutas mensais não variam muito ao longo dos meses do ano, podendo chegar a mais de 40ºC. Já as mínimas absolutas mensais variam bastante, atingindo valores próximos ou até abaixo de zero, nos meses de maio, junho e julho.

RELEVO

O relevo é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de 50% de sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; Apenas 5,5% vão além de 900m. As maiores elevações são o pico do Itacolomi (1797 m) na serra do espinhaço, o pico do sol (2070 m) na serra do caraça e a Chapada dos Veadeiros, que pode atingir 1676 m.

VEGETAÇÃO

A vegetação do cerrado não possui uma fisionomia única em toda a sua extensão. Ela é bastante diversificada, apresentando desde formas campestres bem abertas, como os campos limpos de cerrado, até formas relativamente densas, florestais, como os cerradões. Entre estes dois extremos fisionômicos, vamos encontrar toda uma gama de formas intermediárias, com fisionomia de savana, como os campos sujos, os campos cerrados e os cerrados. AGROPECUÁRIA

A região do cerrado contribui com mais de 70% da produção de carne bovina do país e, graças à irrigação e técnicas de correção do solo, é também um importante centro de produção de grãos, principalmente soja, feijão, milho e arroz. Grandes extensões de cerrado são ainda utilizadas na produção de polpa de celulose para a indústria de papel, através do cultivo de várias espécies de Eucaliptos e Pinus.

IMPACTOS AMBIENTAIS

- GRANDES

Relacionados