DOMUS Apostila 01 BIOLOGIA I Modulo 04 Exercicio 03

1570 palavras 7 páginas
Exercício 03
Questão 01
A figura a seguir representa uma hemácia (A) que sofre alterações quando mergulhada em um meio hipertônico (1), ou quando mergulhada em um meio hipotônico (2).

Descreva as alterações iônicas ocorridas no local do estímulo responsáveis pelos processos de despolarização e repolarização da membrana dos neurônios. Questão 04
A charge ilustra uma ameba e seus pseudópodes, que são modificações da membrana e do citoplasma e facilitam a captura de alimentos pelo protozoário.

Com base nessas informações, RESPONDA:
a) Se uma dose de solução salina, com concentração muito superior à do sangue, for injetada em um cão, qual dos fenômenos, anteriormente representados, pode ocorrer em suas hemácias? JUSTIFIQUE sua resposta.
b) É correto afirmar que houve, tanto em (1) como em
(2), o fenômeno da osmose? JUSTIFIQUE sua resposta.
Questão 02
Sobre a fibrose cística, é CORRETO afirmar que:
a) é uma doença caracterizada por abundante secreção de muco na pele.
b) é uma doença relacionada com a ausência de uma proteína normal nas membranas celulares responsável pelo transporte de íon sódio.
c) caracteriza-se como doença genética, relacionada com a ausência de uma proteína normal nas membranas celulares responsável pelo transporte do íon cloro.
d) no combate à fibrose cística, o organismo envia, inicialmente, os eosinófilos e, em seguida, os macrófagos. e) é caracterizada por intensa hemorragia nos pulmões.

a) Descreva como o transporte de partículas de maior tamanho será realizado pelos pseudópodes e relacione os componentes celulares envolvidos nesse modo de transporte. b) A permeabilidade seletiva da membrana plasmática determina que as substâncias, para entrarem na célula, sejam selecionadas de acordo com suas características físico-químicas e suas concentrações nos meios interno e externo. Explique como uma célula reagirá se
1. a concentração do íon sódio do meio externo for maior que a concentração desse íon no interior da célula;
2. a concentração do íon

Relacionados

  • Spo Lic Fisica 2006
    26533 palavras | 107 páginas
  • Bullying
    411387 palavras | 1646 páginas
  • Apostila
    842609 palavras | 3371 páginas
  • adm dicionario
    254839 palavras | 1020 páginas