Domissanitizantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Se observarmos a evolução dos tempos, constataremos grandes sinais de melhora, não só na qualidade, mas também no conforto, onde por diversas pesquisas, foi possível o conhecimento dos adoçantes. Percebemos que o emprego de adoçantes é um tanto recente em termos de história e, muitos os rejeitam, principalmente por desconhecerem seus benefícios e suas possíveis restrições.
Oadoçante tem a mesma funcionalidade do açúcar, onde a finalidade principal é substituir o açúcar na combinação com outros produtos, no sentido de torná-los agradáveis ao paladar, com menor quantidade calórica. Percebemos que é indicado para pessoas com diabetes, para aquelas que desejam uma melhor qualidade de vida.
Sabemos que a grande maioria das bebidas mais populares, como os refrigerantes, sucos,néctares, bebidas com café, chás doces e bebidas esportivas, contém algum tipo de adoçante nutritivo, adoçante não nutritivo ou uma combinação de ambos.
O seguinte trabalho tem como objetivo, principal, o conhecimento dos adoçantes que encontramos em nosso cotidiano e defini-los e seleciona-los para uma melhor qualidade de vida e também para tomar-se conhecimento do que está sendo ingerido pelapopulação.


1 ADOÇANTES

Adoçantes são produtos constituídos a partir de uma substância chamada edulcorante, e de baixo ou inexistente valor energético que proporciona um alimento mais gostoso que tem capacidade de adoçamento maior do que o açúcar tradicional ou sacarose. Por esta razão é possível utilizar quantidade mínimas do adoçante.
Antes usados por pessoas com necessidades específicas,como os diabéticos, há muito passaram a ser usados também por quem quer perder ou controlar o peso. Porém, várias pesquisas já colocaram em dúvida a eficácia de diversos tipos de adoçantes tanto no processo de emagrecimento quanto na saúde em geral de quem os utiliza.
Os adoçantes dividem-se em grupos de baixa ou nenhuma caloria ou não nutritivos e geralmente artificiais, e de calóricos (ounutritivos) e naturais.Onde são classificado em artificiais ou sintéticos como a sacarina sódica, ciclamato, que não apresentam valores calóricos, e os naturais como a frutose, o sorbitol que possuem menos caloria que glicose presente na sacarose.
Percebe-se que os adoçantes artificiais são, em muitos casos, nocivos a saúde mesmo em concentrações preconizadas por órgãos de saúde.

2 Tipos deadoçantes de baixa ou nenhuma caloria
2.1 Acessulfame de Potássio

Foi descoberto em 1967 e é um sal de potássio sintético produzido a partir de um ácido da família do ácido acético. Seu sabor residual se assemelha ao da glicose. É considerado totalmente seguro, e resiste ao tempo e a altas temperaturas. Por isso é usado, entre outras coisas, em receitas de alimentos que precisam ir ao fogo, comopães e bolos.
Tem o poder adoçante entre 180 e 200 vezes maior do que o açúcar e é permitido para diabéticos, mas contra indicado para pessoas com deficiências renais que precisam reduzir a ingestão de potássio. Não contribui para a formação de cáries. Apesar de absorvido, não é metabolizado pelo organismo, logo é eliminado tal como é ingerido.
È comum em sachês de mesa e refrigerantes, sempremisturados a ciclamato sacarina ou aspartame. Não tem sido associado a riscos, mas há criticas de que ele ainda não foi suficiente estudado.

2.2 Aspartame

É uma exceção à regra. Apesar de calórico (4 kcal por grama), na dosagem recomendada tem valor energético desprezível por causa do seu poder adoçante que é 200 vezes maior do que o do açúcar comum. Logo, pode ser usado por diabéticos. Foidescoberto em 1965 e é uma combinação de fenilalanina e ácido aspártico.
O sabor é bem semelhante ao do açúcar, e não deixa residual amargo. Mas é contra indicado o uso por gestantes, lactentes e fenilcetonúricos pessoas cujo organismo não consegue metabolizar a fenilalanina. Também não deve ser utilizado em alimentos quentes, pois perde o poder de adoçar e pode formar substâncias tóxicas....
tracking img