Domingos Martins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O Espírito Santo não é destino exclusivo de sol e praias. A região serrana do estado também é repleta de atrativos, como a pequena e bucólica cidade de Domingos Martins. Colonizada por imigrantes alemães e italianos, preserva a cultura europeia através das construções típicas, das festas folclóricas e da gastronomia – o distrito de Aracê, a cerca de 50 quilômetros do Centro, é repletode bons e agradáveis restaurantes.
Historia de Domingos Martins
Domingos Martins é a " Cidade do Verde ". É também conhecida como Campinho, foi a primeira colônia fundada no Espírito Santo, com o nome de Santa Isabel. Seus primeiros habitantes foram 47 famílias prussianas, depois vieram os italianos. Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Estado do Espírito Santo em 1846, transferidos dosul do Brasil por decisão de D. Pedro II e se instalaram na colônia de Santa Isabel, no município de Viana. Somente em dezembro de 1921 Domingos Martins se tornou um município independente. Em 1959, chegaram os primeiros imigrantes italianos, junto de mais imigrantes alemães.
Evidentemente, a maioria da população é descendente de alemães, o que deixou na cultura local a arquitetura dos chalés,fortes traços germânicos.

A influência da Arquitetura Alemã Domingos Martins
O charme de Domingos Martins vem principalmente da origem de seu povo, seus hábitos e costumes, que permanecem vivos na cidade. Os alemães deixaram de herança a arquitetura enxaimel, uma antiga técnica construtiva, na qual uma estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com tijolos ou taipa. Essetipo de construção caracteriza-se por seus grandes telhados e pela madeira aparente na fachada. Além de fortes, as casas eram baratas e de construção simples, mas para adaptar a técnica construtiva ao clima local, foi necessária a implantação, por conta da elevada umidade, de uma estrutura feita de pedra que sustenta as construções evitando que a madeira molhe.
Enxaimel quer dizer enchimento.Primeiro, era construído o esqueleto da casa, todo de toras grossas de madeira. Entre as vigas verticais eram colocadas as horizontais e, nas extremidades das paredes, algumas em ângulo, para evitar inclinação. Pronta a “caixa”, os espaços eram completados com materiais disponíveis de acordo com a região: no Rio Grande do Sul, há fechamentos com taipa, barro socado, tijolos maciços rebocados e atémesmo pedra grês cortadas. Em Santa Catarina, há maior ocorrência de tijolos maciços sem uso de reboco.



PEDRA AZUL
Pedra azul é um dos seis distritos pertencentes ao município de Domingos Martins. Esse pequeno local ficou conhecido em todo Brasil por possuir, segundo pesquisas recentes, um dos lugares de clima mais agradável do mundo. Sua arquitetura clássica e aconchegante, clima ameno,atividades culturais, deliciosa culinária dos restaurantes e cafés coloniais são características desta região de beleza indescritível. A hospitalidade e o conforto de seus hotéis e pousadas, fazem desse lugar cercado de alguns dos melhores hotéis do país. Além disso, os aspectos tradicionais da colonização italiana e somados aos atrativos naturais contribuem para que a Pedra Azul seja a localidadecom maior atratividade turística da região. É na verdade, uma “Europa brasileira”, devido a todo o cenário que esse distrito trás e nos remete a tal comparação.

Abraçada pela exuberante Mata Atlântica e detentora de um clima extremamente agradável, ela é também uma região de belezas únicas. Tem como principal símbolo e cartão-postal a Pedra Azul, uma formação de granito e gnaisse – um tipo derocha, resultante da deformação de sedimentos - de 1.822 metros de altitude, que pode ser vista desde a BR 262. Adquire coloração azul e esverdeada conforme a incidência da luz solar.

Parque Estadual da Pedra Azul
O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado para proteger um conjunto de valores culturais onde se destaca a Pedra Azul. Ao contrário do litoral, as temperaturas médias na serra...
tracking img