Dom quixote de la mancha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha é um livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616). O título e ortografia originais eram El ingenioso hidalgo Don Qvixote de La Mancha, com sua primeira edição publicada em Madrid no ano de 1605.
Esse livro encanta a todos há mais de quatro séculos; considerado o melhor livro de ficção de todos os tempos em2002, por uma comissão de críticos de todo o mundo e um dos livros mais traduzidos da literatura mundial.
Surgiu em um período de grande inovação e diversidade por parte dos escritores ficcionistas espanhóis. Parodiou os romances de cavalaria que gozaram de imensa popularidade no período e, na altura, já se encontravam em declínio. Nesta obra, a paródia apresenta uma forma invulgar. Oprotagonista, já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances, perde o juízo, acredita que tenham sido historicamente verdadeiros e decide tornar-se um cavaleiro andante.
Considerado o Shakespeare dos espanhóis, Cervantes escreveu aquilo que para os historiadores é um documento histórico precioso; o livro conta os feitos do Cavaleiro da Triste Figura em ritmo de romances da cavalaria,Cervantes enervado com o sucesso desse tipo de gênero literário junto ao grande público, propondo-se a ridicularizá-los, realizou uma das maiores sátiras aos preceitos que regiam as histórias fantasiosas daqueles heróis de fancaria.
Dom Quixote de La Mancha, a maravilha literária de Cervantes, narrado na mais fina prosa castelhana, é composta de 126 capítulos de sabedoria, amizade,enternecimento, encantamentos, loucuras e divertimento, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 (tipicamente barroca, deixa a impressão de liberdade máxima) e a outra em 1615 (produz a sensação constante de encontrarmo-nos encerrados em limites estreitos). Cervantes comparou a vida de soldado, que ele foi, com a de escritor, que ele terminou sendo, concluindo que aquele ofício só lhe dera dor decabeça, vigílias, vazios de fome e padecimentos mil.
O personagem principal da obra é um pequeno fidalgo castelhano (Dom Quixote) que perdeu a razão pela leitura assídua dos romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis prediletos, mas que acaba envolvendo-se em uma série de aventuras, juntamente com seu fiel amigo e companheiro, Sancho Pança, (que tem um perfil mais realista); porém,Dom Quixote tem suas fantasias sempre desmentidas pela dura realidade; isto acaba dando ao livro um tom altamente humorístico.
Montado em seu fiel Rocinante e acompanhado de Sancho, o Cavaleiro promove sucessos e combate agravos, ampara donzelas e endireita tortos. E embora a vida de cavaleiro andante seja dura, não lhe faltam momentos doces ao recordar-se de sua amada, a sem-par DulcinéiaDel Toboso, flor e espelho do gênero dantesco.

Dom Quixote e Sancho Pança representa valores distintos, embora sejam participantes do mesmo mundo, e rapidamente conquistou, juntamente com a figura do cavalo Rocinante, a imaginação popular.
Dom Quixote é uma obra prima, fruto de uma imaginação sem igual, capaz de envolver os leitores por um grande período de tempo e permanecerpara sempre em seus corações.

Abaixo um trecho de Dom Quixote de La Mancha, o soneto escrito por Dom Belianis de Grécia a Dom Quixote de La Mancha:

“Rompi, cortei, amolguei, fiz e refiz
Mais que no orbe cavaleiro andante;
Fui destro, valente, arrogante;
Mil agravos vinguei, cem mil desfiz.
Façanhas dei a Fama que eternize;
Comedido e regalado amante;
Foi anão para mim todogigante
E ao duelo em qualquer ponto satisfiz.
Tive a meus pés prostrada a Fortuna,
E trouxe do copete minha cordura
À calva Ocasião ao estricote
Mas, ainda sobre os cornos da lua
Sempre se viu no cume minha ventura,
Tuas proezas invejo, ó Dom Quixote!”

Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes Saavedra foi um importante poeta, dramaturgo e novelista espanhol. Nasceu em 29 de setembro de...
tracking img