Dom pedro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Segundo Reinado iniciou-se com a declaração de maioridade de Dom Pedro II, realizada no dia 23 de julho de 1840. Na época, o jovem imperador tinha apenas quatorze anos de idade e só conseguiu ocupar o posto máximo do poder executivo nacional graças a um bem arquitetado golpe promovido pelos grupos políticos liberais. Até então, os conservadores (favoráveis à centralização política) dominaram ocenário político nacional.
Antes do novo regime monárquico, o período regencial foi caracterizado por uma política conservadora e autoritária que fomentou diversas revoltas no Brasil. As disputas políticas do período e o desfavor promovido em torno do autoritarismo vigente permitiram que a manobra em favor de Dom Pedro de Alcântara tivesse sustentabilidade política. Nos quarenta e nove anossubsequentes o Brasil esteve na mão de seu último e mais longevo monarca.

Para contornar as rixas políticas, Dom Pedro II contou com a criação de dispositivos capazes de agraciar os dois grupos políticos da época. Liberais e conservadores, tendo origem em uma mesma classe socioeconômica, barganharam a partilha de um poder repleto de mecanismos onde a figura do imperador aparecia como um“intermediário imparcial” às disputas políticas. Ao mesmo tempo em que se distribuíam ministérios, o rei era blindado pelos amplos direitos do irrevogável Poder Moderador.
3 . Transportes e comunicações

* No período colonial, os transportes entre os núcleos urbanos apresentavam muitas dificuldades: a barreira da Serra do Mar, a extensão da costa, a vastidão do interior, inexistência de rios caudalososcorrendo do interior para o litoral, existência de poucos núcleos de importância no interior.
* Ferrovias: surgiram durante o Segundo Reinado, financiadas com capitais ingleses.
* A primeira ferrovia, do litoral à raiz da Serra de Petrópolis, foi seguida de outras: na Bahia, Pernambuco, São Paulo e Paraná.
* Rodovias: a União e Indústria, do Rio de Janeiro a Juiz de Fora, foi a primeirarodovia pavimentada. Outra importante foi a Estrada da Graciosa, em Santa Catarina.
* Navegação fluvial: foi importante o papel de Mauá no setor, com a criação da Companhia Navegação e Comércio do Amazonas. Navios a vapor ligavam portos litorâneos e as bacias Amazônica, Platina e do São Francisco.
* Transportes urbanos: Mauá introduziu os primeiros bondes movidos a tração animal no Rio deJaneiro, pertencentes à Companhia Fluminense de Transportes.
* Correios e telégrafos: os correios, existentes desde os tempos de Dom João, tiveram seus serviços ampliados no Segundo Reinado. Foi lançado, por iniciativa de Mauá, o primeiro cabo telegráfico submarino entre o Brasil e a Europa.
Escravidão negra
O governo imperial brasileiro relutava em cumprir os acordos, leis e tratadosfirmados com a Inglaterra, país cujos interesses econômicos a levaram a defesa da extinção do tráfico de escravos. Em 1850 o Brasil cedeu as pressões dos ingleses promulgando a Lei Eusébio de Queirós, que levou a extinção definitiva do tráfico. 

A proibição do tráfico negreiro levaria inevitavelmente ao fim o trabalho escravo. Mas a classe dominante adiou o quando pôde a abolição da escravidão nopaís. Para solucionar o problema da crescente escassez de mão de obra, os fazendeiros recorreram inicialmente ao tráfico interno de escravos, comprando-os de regiões economicamente decadentes.

Quando o problema da falta de mão de obra escrava agravou-se, os prósperos fazendeiros paulistas colocaram em prática uma política de incentivo à imigração de colonos, que passaram a trabalhar sob regimeassalariado. O Brasil seria um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão, em 1888. O poder do café na economia do país

O café detinha ótimas condições de plantio. O Sudeste contava com solo e clima favoráveis – Minas Gerais, após a decadência da mineração, passou a investir na plantação do café, no Rio de Janeiro ele se espalhou até Campos e ao sul do Estado chegou a Vassouras, situada...
tracking img