Dom pedro i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dom Pedro I (Inglês: Pedro I; 12 de outubro de 1798 - 24 de setembro de 1834), apelidado de "o Libertador", [ 1 ] foi o fundador e primeiro governante do Império do Brasil . Como o rei D. Pedro IV ,que reinou brevemente sobre Portugal , onde também se tornou conhecido como "o Libertador", bem como "o Rei Soldado". [ 2 ] Nascido em Lisboa , Pedro I era o quarto filho do rei D. João VI de Portugale Rainha Carlota Joaquina , e, portanto, um membro da Casa de Bragança . Quando seu país foi invadido por tropas francesas em 1807, ele e sua família fugiram para a maior e mais rica colônia dePortugal, Brasil.
A eclosão da Revolução Liberal de 1820 , em Lisboa obrigou o pai de Dom Pedro I para regressar a Portugal em Abril de 1821, deixando-o para governar o Brasil como regente. Ele teve delidar com as ameaças de revolucionários e insubordinação por tropas portuguesas, todos que sujeitara. A ameaça do governo Português de revogar a autonomia política que o Brasil tinha desfrutado desde1808 foi recebido com descontentamento generalizado no Brasil. Pedro I escolheu o lado brasileiro, e declarou a independência do Brasil de Portugal em 7 de setembro de 1822. Em 12 de outubro, ele foiaclamado imperador brasileiro e por mar 1824 derrotou todos os exércitos leais a Portugal. Alguns meses mais tarde, Pedro I esmagou o curta Confederação do Equador , uma tentativa de secessão falharampor rebeldes provinciais no Brasil do nordeste .
Uma rebelião separatista no sul da província de Cisplatina , no início de 1825, ea tentativa posterior pelas Províncias Unidas do Rio de la Plata paraanexá-lo, levou o Império na Guerra da Cisplatina . Em Março de 1826, D. Pedro I brevemente se tornou rei de Portugal, antes de abdicar em favor de sua filha mais velha, D. Maria II . A situaçãopiorou em 1828, quando a guerra no sul resultou na perda do Brasil da Cisplatina. Durante o mesmo ano, em Lisboa, o trono de D. Maria II foi usurpado pelo príncipe Dom Miguel , irmão mais novo de Pedro...
tracking img