Dom casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dom Casmurro


A obra de Machado de Assis, Dom Casmurro, é uma historia envolvente que nos deixa ansiosos para chegar ao desfecho. É uma historia narrada em primeira pessoa, onde Bentinho nosconta o que ele presencia, permitindo-nos a conhecer apenas um lado da historia, nos deixando confusos se ele foi traído ou não pela sua esposa Capitu.
Bentinho em sua juventude era um menino apaixonadoe inocente, que fazia tudo pelo seu amor com Capitu, mas tentando achar uma maneira de escapar da promessa da mãe, sem que ela magoe se. Mas Bentinho com o passar dos anos foi desenvolvendo um ciúme,uma desconfiança, tornando se um homem amargurado.
Até mesmo passou por sua mente matar sua esposa e seu filho, mas não teve coragem.
Capitu foi morar no exterior devido a vontade de seu marido,Bento passou anos sozinhos e ao reencontrar seu filho o tratou com muita frieza, como se fossem pessoas desconhecidas, sua amargura se tornou tamanha que ao passar de algum tempo, ao saber da morte deEzequiel nem se importou.

O assunto retratado na obra de Machado de Assis, e um relato muito comum nos dias de hoje, na verdade muito mais comum que na época em que ocorreu a historia.
Todos estãosujeitos a passar por uma situação semelhante.
Mas ao ler o livro Dom Casmurro, como ele é contado em primeira pessoa, temos a visão de um dos lados, o do acusador, ou seja, Capitu não tem a chancede se defender ou ter alguém para contar sua versão. Mas conhecendo um pouco da vida de Bentinho em sua juventude, acredito que ele era um menino muito inocente, sonhador, confuso e apaixonado, mas coma promessa de sua mãe, Bentinho acabou ficando um pouco perturbado. Acredito que seu ciúme e desconfiança acabaram aumentando pelo fato de ser um menino um pouco perturbado, e por ficar longe de suaamada, acabou criando em sua mente a hipótese de que Capitu havia traído, com o seu melhor amigo.
E a convivência com o seu amigo, e a falta que sentia dele também, fez com que todos esses...
tracking img