Dom Casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem foi Machado de Assis?
Nascimento: 21 de junho de 1839
Morte: 29 setembro de 1908 (69 anos)
Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, e é amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Nasceu pobre e epilético, era filho de Francisco José Machado de Assis e Leopoldina Machado de Assis, e neto de escravos alforriados. Escreveu em praticamente todosos gêneros literários. Foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, estudou em escolas públicas, mas nunca chegou a frequentar universidade. Os biógrafos notam que, interessado pela boemia e pela corte, Machado lutou para subir socialmente e ganhar respeito como intelectual.  Em sua maturidade, reunidoa colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente por unanimidade da Academia Brasileira de Letras.
Entre os seis e os 14 anos, Machado perdeu sua única irmã, a mãe e o pai. Aos 16 anos empregou-se como aprendiz numa tipografia e publicou os primeiros versos no jornal "A Marmota". Em 1860, foi convidado por Quintino Bocaiúva para colaborar no "Diário do Rio de Janeiro". Datam dessa décadaquase todas as suas comédias teatrais e o livro de poemas "Crisálidas".
Sua extensa obra constitui-se de dez romances, dez peças teatrais, mais de duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881).
Sua obra foi de fundamental importânciapara as escolas literárias brasileiras do século XIX e do século XX. Atualmente, continua despertando grande interesse em leitores comuns e no mundo acadêmico. Machado influenciou grandes nomes das letras, como Olavo Bilac, Lima Barreto, Drummond de Andrade, John Barth e Donald Barthelme. Durante sua vida, alcançou relativa fama e prestígio pelo Brasil, mas não era popular fora do país. Hoje emdia, por sua originalidade temática e por seu estilo inovador, é frequentemente visto como um escritor de características sem precedentes no Brasil.







DADOS SOBRE A OBRA:
Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis em 1899 e publicado pela Livraria Garnier. Completa a "trilogia realista" de Machado de Assis, ao lado de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba.
Opersonagem principal e narrador é Bento Santiago, que escreve sobre suas reminiscências da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama.
O romance é ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império.
O autor utiliza de ferramentas literárias como ironia e intertextualidade com a peça Otelo de Shakespeare.Machado de Assis retrata na obra a sociedade brasileira hierarquizada e patriarcal.
É considerado um dos livros mais fundamentais de toda a literatura brasileira.
Machado de Assis deixa ao leitor a tarefa de decidir se Bentinho foi ou não traído.












RESENHA CRÍTICA: Dom Casmurro
O livro é narrado em primeira pessoa e conta a história de Bento Santiago, conhecido comoBentinho e, apelidado de Dom Casmurro em sua velhice. Bento escreve o livro com a pretensão de "atar as duas pontas da vida (mocidade e velhice)” e dar um significado a sua vida.
A história gira em torno do relacionamento entre Bentinho e Capitu, que eram vizinhos e amigos desde pequenos. Quando já estão na adolescência, reconhecem uma afeição um pelo outro. Entretanto, Bentinho descobre que sua mãe,Dona Gloria, pretende mandá-lo a um seminário já que havia feito uma promessa a Deus de que caso tivesse um segundo filho, este seria padre, já que o primeiro havia morrido ao nascer.
Ao contar o que havia descoberto a Capitu, ela planeja inúmeros planos para que Bento não vá para o seminário, mas todos fracassam e Bentinho acaba indo para o seminário, porém antes troca um beijo com Capitu e...
tracking img