Dom casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 FACULDADE DE FILOSOFIA CIENCIAS E LETRAS DE MACAÉ
PAMELA DE SOUZA AGUIAR
PROFESSORA:FERNANDA
DISCIPLINA: LITERATURA



Resumo:
Este artigo tem por objetivo abordar o preconceito racial não só nos países estrangeiros, como tambémno Brasil e como que é isso nas escolas e na sociedade. Arnaldo Santos, no texto. “A menina Vitória” aborda de uma forma clara o preconceito social e racial dentro de uma escola.

Palavras chaves:racismo e preconceito social



“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho
dos olhos, haverá guerra. (Bob Marley)


O preconceito racial é um tema que ainda é muitodiscutido no nosso dia a dia. Falar sobre preconceito hoje é mais natural. Sabemos que o preconceito nos acompanha há décadas e que é difícil ser anulado.
Apesar de termos vencido muitos tabus emrelação ao preconceito racial e social ainda presenciamos muitas situações que nos levam a acreditar que não vencemos nenhum tabu e sim nos calamos diante da sociedade preconceituosa.
O Arnaldo Santosno texto. “A menina Vitória” abordou o preconceito social e racial numa escola onde as vítima eram duas crianças de cor que eram maltratadas pela professora que também era da raça negra e que não sesentia da cor.
Neste texto não só foi utilizado o preconceito racial onde uma negra se colocava diante de dois adolescente negros, como também do preconceito social. A presença da raça negra a meninaVitória pois incomodava pois espelhava o que ela era.

O autor colocou o racismo de forma muito real e atual, retratando a realidade de algumas escolas.
A menina Vitória é a vilã da estóriaexercendo o papel principal. Isso se reverte para realidade, onde os mais poderosos, são aqueles que tem uma melhor posição e acabam se deslocando, mas isso é outra história.

Apesar da diferença social...
tracking img