dom casmurro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Narrada em primeira pessoa pelo próprio protagonista, essa é a história de Bento, apelidado de Dom Casmurro por ter hábitos isolados e ser bastante fechado. Órfão de pai, Bentinho é criado pela mãe,Dona Glória, os tios, Justina e Cosme e o padrinho José Dias.

O enredo começa no ano de 1857, na rua de Mata-Cavalos, quando o menino, então com 15 anos, se apaixona por sua vizinha e grande amigaCapitu, também adolescente. O sentimento entre eles é contado pelo narrador como algo passional. Capitu seria uma menina provocante, mesmo na sua inocência.
Os dois acabam separando-se em razão deuma promessa feita por Dona Glória. A mãe, ao perder o primeiro filho, prometeu que se tivesse outro filho varão ele seguiria carreira religiosa. Bento, então, mesmo sem vontade, foi mandado para umseminário. Lá ele conhece Ezequiel Escobar, também seminarista e que vem a tornar-se seu melhor amigo.

Por medo de perder Capitu e por não agradar-se da vida religiosa, Bento acaba deixando oseminário e vai estudar Direito, aos 22 anos já era bacharel.

Em 1865 ele e Capitu se casam. Após dois anos, Bento começa a lamentar o fato de ainda não terem tido filhos. Os amigos, Sancha, de Capitu, eEzequiel, de Bentinho, também casados, passam a dar muitos conselhos a eles.

Finalmente, Capitu engravida e tem um filho. O casal então resoOs dois acabam separando-se em razão de uma promessa feitapor Dona Glória. A mãe, ao perder o primeiro filho, prometeu que se tivesse outro filho varão ele seguiria carreira religiosa. Bento, então, mesmo sem vontade, foi mandado para um seminário. Lá eleconhece Ezequiel Escobar, também seminarista e que vem a tornar-se seu melhor amigo.

Por medo de perder Capitu e por não agradar-se da vida religiosa, Bento acaba deixando o seminário e vai estudarDireito, aos 22 anos já era bacharel.

Em 1865 ele e Capitu se casam. Após dois anos, Bento começa a lamentar o fato de ainda não terem tido filhos. Os amigos, Sancha, de Capitu, e Ezequiel, de...
tracking img