Dom casmuro a histiria de bentinho casado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dom Casmurro conta a história de Bentinho casado com Capitu, depois de anos casada, teve um filho chamado Ezequiel, e nisso entra mais um casal na história, Sancha eEscobar, que eram amigos do casal. Escobar morre e durante seu enterro, Bentinho acha estranho o jeito que Capitu contemplava o cadáver, o que dava a entender que elapoderia ter tido um caso com Escobar, mas até então era só uma desconfiança sem muito argumento. O tempo passou, o ciúme foi aumentando e a cada dia Ezequiel se tornavamais parecido com Escobar. Bentinho sofrendo com o ciúme, chegou a um ato de loucura a planejar assassinar a esposa e o filho, mas acabou abandonando a ideia, tudo issoocasionou na separação do casal. Nada se conclui se é ciúmes de bentinho ou traição de Capitu, pois ela se muda com seu filho para a Europa e acaba morrendo lá.Ezequiel volta ao Brasil, mas tudo que se percebe é que ele está muito parecido com Escobar.
Deu a entender que Capitu teria um caso com Escobar, pois não eraestranha apenas a forma como ela tratava o amigo antes, como também no dia do seu enterro que ela age como uma esposa deveria agir diante da morte do marido e não doamigo de seu marido.
- "Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa" (OLHOS DE RESSACA - página 171).
Concluímos que Machado deAssis é considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos e um dos maiores do mundo literário, enquanto romancista e contista. Nessa obra, ele deixao olhar investigativo, se o romance entre Capitu e Bentinho foi sobre ciúme ou adultério, o que deixa um ar de mistério, fazendo o leitor estimular sua imaginação.
tracking img