Marcelo Nunes Rocha
Graduando em História pela UNEB

CARDOSO, Ciro Flamarion. História e Paradigmas Rivais. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da História: ensaios deteoria e metodologia. Rio de Janeiro, Campus, 1997. P. 1-23.

RESUMO
No texto de Ciro Flamarion Cardoso “História e Paradigmas Rivais”, presente na obra Domínios da História: ensaios de teoria emetodologia, o autor investiga e destaca o embate entre os denominados “paradigmas rivais” iluministas e pós – modernos que caracterizam os estudos e produção do conhecimento histórico em nossacontemporaneidade.

IDÉIAS CENTRAIS
Ciro Flamarion inicia seu texto dissertando sobre a crise civilizacional que caracteriza este principio de milênio, perpassando pelos conceitos pioneiros de “cultura” e“civilização” e sua polissemia, surgidos na França e na Alemanha, por volta do século XVIII. Foi a partir da segunda metade desse século, e mais precisamente durante todo o século XIX que oiluminismo, enquanto ideologia cientificista nasceu e desenvolveu-se no seio da sociedade européia, tendo seus fótons se expandido por todo o mundo ocidental, e é exatamente o paradigma advindo dessa“doutrina” que Flamarion aborda em principio, afirmando viver este, uma agonizante crise de hegemonia que se arrasta de meados do século XX até nossos dias. Segundo o autor, o paradigma iluminista em seu processode desenvolvimento e amadurescencia, na luta por expandir o estatuto científico aos estudos sociais, revelou correntes de pensamento influentes até os dias atuais, sendo as principais o marxismo e aEscola dos Annales.
As correntes historiográficas “filhas” do paradigma iluminista viveram seu apogeu durante as décadas de 1950 e 1960, militaram em prol de uma história cientifica, caracterizadapor modelos macro-historicos, objetivando sempre a inteligibilidade e a explicação. No marxismo, por exemplo, são apresentadas leis que agem sobre as sociedades e suas transformações no tempo, a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 01). Domínios da história - idias centrais da obra. TrabalhosFeitos.com. Retirado 01, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dom%C3%ADnios-Da-Hist%C3%B3ria-Idias-Centrais/573155.html

MLA

"Domínios da história - idias centrais da obra" TrabalhosFeitos.com. 01 2013. 2013. 01 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dom%C3%ADnios-Da-Hist%C3%B3ria-Idias-Centrais/573155.html>.

MLA 7

"Domínios da história - idias centrais da obra." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 01 2013. Web. 01 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dom%C3%ADnios-Da-Hist%C3%B3ria-Idias-Centrais/573155.html>.

CHICAGO

"Domínios da história - idias centrais da obra." TrabalhosFeitos.com. 01, 2013. Acessado 01, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Dom%C3%ADnios-Da-Hist%C3%B3ria-Idias-Centrais/573155.html.