doistrabalhos

499 palavras 2 páginas
Imigrantes de antigamente... Os brasileiros de hojeO Brasil, um país que nasceu da mistura... Índios com os europeus, que foram povoando o País com mias de 500 anos, hoje mostra uma realidade muito diferente.
Nos principais Estados que hoje tem a fama de “caótico”, é possível enxergar um pouco do que era antes de se tornar tão impaciente. Irritante. Poluído. Quem mora na capital de São Paulo, não consegue mais viver sem reclamar. As pessoas passam a maior parte do dia fora de casa. Longe da família para seguir o objetivo que nós, ao crescer, acreditamos que deva ser seguido.
Um lugar que exala stress, tristeza e solidão, um dia já foi palco de outras histórias, outras culturas. Antigamente, Muitos europeus – sim, europeus, quem diria. Afinal, a Europa é um dos continentes que a maioria dos brasileiros querem viver -, fugiram de seus países. Portugueses, espanhóis, italianos... Eles não estavam felizes com a vida que eles viviam naquela época, isso há mais de 90 anos atrás.
No ABC – região metropolitana de São Paulo -, vários homens, mulheres e crianças vieram de tão longe para tentar algo melhor, um futuro melhor, em terras desconhecidas mas que lhe prometiam um futuro maravilhoso.
Em São Caetano, o teatro Santos Dumond, situado na Avenida Goiás, emprestou seu palco para a peça de teatro “Aves da Arribação”, que mostrou um pouco do dia-a-dia dos imigrantes que viviam no Brasil naquela época.
Era uma noite fria de sexta-feira, que coincidentemente combinou com clima nostálgico, conhecemos um pouco sobre os amores, cotidiano da vida dos Europeus.
O trabalho árduo, como o de Frederica, italiana que trabalhava lavando roupa da Ana, uma senhora que morava no cortiço perto da Avenida Dom Pedro I, em Santo André. Mesmo com o sofrimento, o olhar de cansaço, a voz de Frederica expressava esperança e carinho pela vida que ali tinha criado, e relatava com bom humor os atrasos da senhora Ana ao receber o saco de suas roupas lavadas.
Já a personagem espanhola,

Relacionados

  • George
    3811 palavras | 16 páginas