Dois

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gostaram da educação grega? Então vamos agora para Roma.

A Roma antiga, ou seja, aquele pedaço de terra na Península itálica,



que mais tarde se desenvolveu, se expandiu e se tornou o maior império que o mundo já conheceu, estava comprimida entre duas realidades sociais, políticas e culturais bastante diferentes entre si: ao norte estavam os etruscos1, povo desenvolvido, refinado epoderoso e, ao sul a Grécia, da qual já tivemos noticias. Roma mantinha relações estreitas com estas duas fronteiras mas, mesmo assim, criou um modelo próprio de civilização, de economia, de estado e de cultura com características bastante originais, embora tenha absorvido muito da cultura grega. Aliás, isso explica sua expansão e a profunda influência que acabou por exercer no mundo antigo, chegandoaté nossos dias. Pensemos no Direito Romano, por exemplo, cujos princípios e normas irão constituir a base do Direito de vários países, inclusive o nosso.

Entretanto, a educação na Roma arcaica (ou antiga), teve caráter prático, familiar e civil, destinada a formar o civis romanus2 que de certa maneira foi mais desenvolvido que os outros povos porque tinha consciência do Direito, comofundamento da própria “romanidade”, como nos diz Cambi, e consciência do vinculo que esta romanidade iria estabelecer entre os povos, até com os escravos – que na Grécia e Roma foram muito diferentes dos nossos aqui do Brasil - construindo a futura Republica que garantia a todos, por meio das instituições e do Direito, a segurança das pessoas, da propriedade e do acumulo de riquezas.

O homem romano,contudo, era formado em família tendo o pai no papel central. Mas também era formado pela mãe, que era menos submissa e mais participativa na família se comparada à mulher grega. Foi a partir do século II a.c. que foram se organizado escolas como o modelo grego, que acabamos de ver. Essas escolas se destinavam a dar uma formação gramatical e retórica, ligada à língua grega. Somente no século Ia.c. que se fundaram escolas de retórica latina, ou seja, que privilegiavam a língua latina.



E o que isso significa para nós? O português, assim como o italiano, o francês, o espanhol, o catalão e o romeno, são originários do latim, língua oficial de Roma naquela época. E não é só. Muitos dialetos hoje falados na França, Suíça e em algumas regiões da Europa Central, também se originaram dolatim.


Pouco tempo depois, o espírito prático dos romanos, levou-os a uma sistemática organização das escolas, divididas por graus e com materiais didáticos específicos, como os manuais. No que se refere aos graus, a escola era dividida em elementares, destinada a ensinar a ler, escrever e até calcular. A particularidade dessas escolas é que funcionavam em locais alugados ou na casa dos ricos.Assim, a criança – sempre acompanhada do pedagogo – passava boa parte do dia na escola e era submetida a disciplina rígida. Depois vinha a escola secundária, na qual se aprendia a cultura nas suas diversas formas, como musica, geometria, astronomia, literatura entre outros e, por fim, as escolas retóricas, que podem ser pensadas como de nível superior.



Acho importante relembrá-los queRoma teve regime monárquico, depois se tornou uma república e por fim um império de grandes proporções, com seus famosos imperadores como Julio Cesar, Augusto, Claudio, Nero, que perseguiu os cristãos e colocou fogo em Roma, entre outros. Muitos imperadores como Julio Cesar, por exemplo, preocuparam-se ativamente com os problemas escolares. Este imperador concedeu cidadania romana aos mestresresidentes em Roma. Augusto deu bolsas de estudos. Vespasiano, o imperador que construiu o famoso coliseu romano, estatizou as escolas e isentou alguns mestres do pagamento de impostos.

O império romano se tornou poderoso e imenso em seu território. Tanto que em determinado momento, dividiu-se em Império Romano do Ocidente, com a capital em Roma e Império Romano do Oriente, conhecido também como...
tracking img