dogmática analítica ou a ciência do diereito como teoria da norma

262 palavras 2 páginas
Trabalho sobre o livro O que o dinheiro não compra
De: Michael Sandel
Disciplina: Teoria Econômica –

O sistema capitalista, gestado na transição da idade média para a idade moderna, desenvolveu-se rapidamente e hoje predomina em quase todos os países nesses tempos de globalização.
Para muitos economistas o mercado é o meio mais democrático e eficiente para ofertar bens e serviços. Defendem também que a “mão invisível” Termo utilizado por pelo economista Adam Smith, se encarrega de equilibrar o mercado através da lei da oferta e da procura.
Para Michael Sandel , essa teoria se aprimorou pois a mão invisível se corporificou e adquiriu poderes quase absoluto e deturpou valores como ética e moral ao dar preço à comportamentos e práticas que deveriam ser inerentes ao ser humano. Ele exemplifica a forma utilizada em muitos países de dar incentivos financeiros para que estudantes tenham um bom desempenho escolar.
E o fato de alguns países desenvolvidos terem o direito de poluir o meio ambiente ao pagar um imposto. È realmente preocupantes tais práticas pois o amor pelo saber que define a termo filosofia abre espaço para um aprendizado voltado à interesses financeiros e portanto propenso a ficar esvaziado , sem essência. A questão da poluição , que deveria ser um preocupação de todos para a garantir às novas gerações o direito de viver em um ambiente saudável, se torna objeto simplesmente de transações financeira.
O autor do livro nos leva a refletir sobre a nossa responsabilidade enquanto consumidores.
Afinal, cada um de nós , temos valores subjetivos,culturais,de laços afetivos que dinheiro nenhum seria capaz comprar.

Relacionados