Dogert

386 palavras 2 páginas
Ética Empresarial
Segundo Maximiano (1974, p.294) “A ética é como a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação de pessoas e organização, e a disciplina que dispõe sobre o comportamento adequado e os meios de implementá-lo levando-se em consideração os entendimentos presentes na sociedade ou em agrupamentos sociais particulares.”
Para Moreira (1999, p.28 apud Ourives, 2006, p.3) ética empresarial é “o comportamento da empresa entendida lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade.” ética empresarial e sua importância
A sociedade tem exigido das empresas o comportamento ético fora e dentro de suas organizações, nas suas relações, com clientes, fornecedores, competidores, empregados, governo, entre outros.
Segundo Denny (2001) se as empresas agirem de forma ética, podem estabelecer normas de condutas para que seus dirigentes e empregados, exigindo que ajam com lealdade e dedicação.
Ética organizacional
São padrões de comportamento que correspondem a valores reais aceitos e assumidos pelos componentes da organização, a partir de sua cúpula.
É preciso não apenas adotar princípios éticos nas organizações, mas deixá-los claros aos diversos públicos com que se relacionam.
A ética organizacional significa auto regulação.
Código de ética nas empresas
É comum a tendência da maioria das organizações quando decidem implantar programas de ética criar um código a partir de ideias e valores copiados de outras empresas.
O código de ética é um instrumento importante na implantação dos programas, mas só funciona se os dirigentes maiores estiverem convencidos de que ele existe para ser aplicado.
Não faz sentido ter um código de ética se as pessoas de maior nível aceitam burlá-lo.
Problemas éticos
A organização estabelecendo seus padrões de comportamento, confiáveis e satisfatórios, de modo que não seja necessária a intervenção do Estado ou de fiscais, quando preciso

Relacionados