Doetion

1866 palavras 8 páginas
Sumário
INTRODUÇÃO 1
O PAPEL DO ANALISADOR SINTÁTICO 2
TRATAMENTO DE ERROS DE SINTAXE 3
ANÁLISE SINTÁTICA TOP-DOWN 6
ANALISADORES SINTÁTICOS PREDITIVOS 7

INTRODUÇÃO
Cada linguagem de programação possui as regras que descrevem a estrutura sintática dos programas bem formados. Em Pascal por exemplo, um programa é constituído por blocos, um bloco por comandos, um comando por expressões, uma expressão por tokens e assim por diante. A sintaxe das construções de uma linguagem de programação pode ser descrita pelas gramáticas livres de contexto ou pela notação BNF (Forma de Bakcus – Naur). As gramáticas oferecem vantagens significativas tanto para os projetistas de linguagens quanto para os escritores de compiladores.
Uma gramática oferece, para uma linguagem de programação, uma especificação sintática precisa e fácil de entender.
Para certas classes de gramáticas, podemos construir automaticamente um analisador sintático que determine se um programa-fonte está sintaticamente bem-formado. Como benefício adicional, o processo de construção do analisador pode revelar ambiguidades sintáticas bem como outras construções difíceis de se analisar gramaticalmente, as quais poderiam, de outra forma, seguir indetectadas na fase de projeto inicial de uma linguagem e de seu compilador.
Uma gramática propriamente projetada implica uma estrutura de linguagem de programação útil à tradução correta de programas-fonte em códigos objeto e também à detecção de erros. Existem ferramentas disponíveis para a conversão de descrições de traduções, baseadas em gramáticas, em programas operativos.
As linguagens evoluíram ao longo de um certo período de tempo, adquirindo novas construções e realizando tarefas adicionais. O PAPEL DO ANALISADOR SINTÁTICO
Existem três tipos gerais de analisadores sintáticos. Os métodos universais de análise sintática, tais como o algoritmo de Cocke-younger-Kasami e o de Earley, podem tratar qualquer gramática. Esses métodos, entretanto, saio muito

Relacionados