doenças sexualmente transmiciveis

1719 palavras 7 páginas
O que é HIV?
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo frente a microorganismos. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Por meio da alteração do DNA dessa célula, o HIV produz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.
O que é AIDS?
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids) ocorre em estágios mais avançados da infecção pelo vírus HIV. O HIV ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte.
Sintomas e Fases da Vida
Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da aids, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV - tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Esse período varia de 3 a 6 semanas. E o organismo leva de 30 a 60 dias após a infecção para produzir anticorpos ante HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos

Relacionados

  • Doenças sexualmente transmicivel
    325 palavras | 2 páginas
  • Doencas sexualmente transmiciveis
    1858 palavras | 8 páginas
  • A sexualidade e as DTS (Doenças sexualmente transmiciveis)
    3550 palavras | 15 páginas
  • doenças
    759 palavras | 4 páginas