DOENÇAS SEXOAUMENTE TRANSMISSÍVEIS

762 palavras 4 páginas
1. HPV (Papilomavirus Humano) Anna Karolina Ribeiro Gonçalves Téc. Enfermagem do Trabalho
2. O que é HPV? O HPV é o agente de uma doença sexualmente transmissível (DST), Condiloma Acuminado vulgarmente conhecida como “crista de galo” que se exterioriza pelo aparecimento das verrugas nos genitais masculinos e femininos. Papilomavirus humano é o nome de um grupo de vírus que inclui mais de 100 tipos diferentes.
3. HPV As infecções clínicas mais comuns ocorrem nas regiões genitais como: vulva, ânus e pênis.
4. COMO O HPV É TRANSMITIDO? A transmissão ocorre principalmente pelo contato sexual . Tendo penetrado no organismo do homem ou da mulher, o vírus pode: permanecer silencioso por semanas ou décadas sem causar qualquer tipo de sintoma que alerte sobre sua presença; ser eliminado pelo sistema imunológico de defesa (anticorpos) ou provocar tumores benignos ou malignos.
5. QUAIS SÃO OS SINTOMAS? A maioria das pessoas que tem HPV não sabem que estão infectadas. O vírus se aloja na pele e nas mucosas e normalmente não apresentam sintomas. Outras pessoas apresentam verrugas na genitália.
6. COMO SABER SE TENHO HPV? O HPV pode provocar o aparecimento de verrugas genitais semelhantes às verrugas de outras partes do corpo. Como qualquer verruga elas não doem e podem ser múltiplas ou únicas, pequenas ou grandes, rosadas ou acastanhadas. Quando não são tratadas, as verrugas do HPV podem crescer em tamanho e número, adquirindo o aspecto semelhante ao da “couve-flor”.
7. COMO SE REALIZA O DIAGNÓSTICO? O Exame de Papanicolau (preventivo anual) e a Colposcopia ( observação da Vulva,mucosa da vagina e colo do útero) são fundamentais para a detecção precoce do HPV. Postos de Coleta de exames preventivos ginecológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis em todos os estados da Federação e os exames são gratuitos. Procure a Secretaria de Saúde de seu município para obter informações sobre o Posto de Coleta mais próximo de sua residência.
8. COMO O HPV É TRATADO? O

Relacionados