Doenças que afetam bovinos, suínos, ovinhos, caprinos, aves e peixes.

2378 palavras 10 páginas
B O V I N O S

Brucelose - doença causada por uma bactéria chamada Brucella abortus. É infectocontagiosa, de evolução crônica e caráter granulomatoso típico, podendo ser transmitida ao homem por meio do leite cru e seus derivados.
Quanto às implicações econômicas, essa doença pode criar barreiras internacionais e perdas na indústria, como por exemplo, queda nos preços da carne bovina, leite e derivados, bem como altos custos com programas de controle, erradicação e pesquisas.
No que se refere à sintomatologia, temos: Abortos nos estágios finais da gestação; Esterilidade temporária; Aumento do intervalo de partos; Nascimentos prematuros; Queda na produção de leite; Febre; Mastite; Perda de peso; Inchaços nos testículos; Entre outros. A brucelose pode ser transmitida de um animal para o outro por meio da conjuntiva, úbere, pele intacta, ingestão de pastagem ou silagem contaminadas, secreções, aguadas e águas contaminadas. Daí a necessidade de se vacinar as novilhas de três a oito meses de idade, bem como fazer um diagnóstico sorológico dos animais. Além disso, deve-se fazer o controle de trânsito dos animais interno e externo.
Outras medidas são necessárias, como a obrigatoriedade do atestado negativo de brucelose na compra dos animais; a adoção da quarentena para os animais adquiridos; a incorporação dos novos animais ao rebanhos, após duas provas negativas de brucelose (intercaladas de 60 dias); o enterro dos fetos e restos placentários.
Além disso, é muito importante usar luvas descartáveis ao manejar os animais contaminados; não comercializar leite e derivados sem inspeção; marcar as bezerras (na faixa de três a oito meses) à ferro, no lado esquerdo, com um V, ao lado do último número do ano em que se está vacinando. Febre aftosa - A febre aftosa acomete os bovinos, sendo transmitida por um vírus pertencente ao gênero Aphtovirus da família Picornaviridae. O homem, raramente, é

Relacionados

  • Antropologia
    122705 palavras | 491 páginas