DOENÇAS CARÍACAS E INSUFICIENCIA RENAL

356 palavras 2 páginas
DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIENCIA RENAL
A insuficiência cardíaca (IC) ou insuficiência cardíaca congestiva é uma condição grave na qual a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes de todo organismo.
A IC tem muitas causas, incluindo as doenças cardiológicas ou doenças de outros órgãos que afetem o funcionamento do coração. Atualmente com as opções de tratamento possíveis, os indivíduos com IC podem viver muitos anos.No Brasil, segundo os dados do DATA-SUS, a IC é a principal causa de hospitalização em nosso país. As doenças do coração são muito freqüentes em pacientes com insuficiência renal. A associação das doenças do rim e do coração se da, principalmente, porque os problemas freqüentemente prejudicam os rins tais como hipertensão (pressão alta) e a diabetes, afetam também o coração.
A hipertensão arterial pode fazer com que o coração trabalhe mais vigorosamente, tornando inicialmente a musculatura cardíaca mais espessa (hipertrofia ventricular), dificultando a capacidade de relaxamento cardíaco.Com o tempo, poderá surgir uma dilatação cardíaca, diminuição da força de contração e uma IC.Algumas pessoas podem desenvolver um enrijecimento do pericárdio (membrana fina que reveste o coração), como uma conseqüência de certas doenças do pericárdio como por exemplo a pericardite tuberculosa. Esse enrijecimento, chamado de pericardite constritiva crônica, impede que o coração expanda completamente entre os batimentos e encha-se de sangue de uma forma adequada.
A principal medida para o controle da pressão é o cuidado e o consumo de sal e líquido. Nas pessoas em que o rim não funciona bem principalmente daquelas que fazem diálise pode ocorrer o acumulo de sódio (que é o principal componente de sal de cozinha) e de água no corpo. Essa situação de sobrecarga acarreta um aumento na pressão e exige um maior esforço do coração.
Em pacientes com

Relacionados

  • doenças
    972 palavras | 4 páginas
  • Nutri O E Esporte Uma Abordagem Bioqu Mica
    51070 palavras | 205 páginas