DOENÇA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR DE FELINOS: RELATO DE CASO

2219 palavras 9 páginas
DOENÇA DO TRATO URINÁRIO INFERIOR DE FELINOS: RELATO DE CASO

WEIERBACHER, Carlos Gustavo1; MARTINS, Danieli Brolo2.
Palavras-Chave: Obstrução Uretral. Trato Urinário. Felino

Introdução
A primeira descrição clínica da Doença do Trato Urinário Inferior (DTUI) em gatos data de 1925. Desde então o termo Síndrome Urológica Felina (SUF) e, mais recentemente, Doença do Trato Urinário Inferior Felino (DTUIF) ou Enfermidade do Trato Urinário Inferior dos Felinos (FLUTD) têm sido utilizados para descreverem uma série de enfermidades, com etiologia diversa, no trato urinário inferior do gato doméstico (HOSTUTLER, et al., 2005).
Muitos felinos com doença do trato urinário inferior (D.T.U.I.) apresentam cistite idiopática ou intersticial, urolitíase, infecção do trato urinário inferior, malformações anatômicas, neoplasia, distúrbios comportamentais e problemas neurológicos, sendo este último menos comum (SOUZA, 2003; HOSTUTLER et al., 2005).
Apesar do conhecimento das etiologias da D.T.U.I.F., os sinais clínicos são similares e incluem disúria, estrangúria, hematúria (macroscópica emicroscópica), polaciúria, periúria (urina em locais inapropriados) e obstrução ao fluxo de saída urinário (HOSTUTLER et al., 2005).
São chamados fatores de risco algumas condições que podem aumentar a incidência da doença urinária inferior nos felinos, quais sejam: a idade, o sexo e o estado reprodutivo. O aparecimento da doença em gatos com menos de um ano de idade é raro, sendo mais frequente em animais entre 2 e 6 anos de idade e prevalecendo nos meses de inverno e primavera. Com relação ao sexo, os sintomas nos machos geralmente são mais graves, devido à obstrução uretral que ocorre quase que exclusivamente nesses animais, devido à sua anatomia uretral; se a obstrução não for tratada, a morte ocorre em 72 horas com azotemia, distensão vesical e cistite hemorrágica. As fêmeas parecem ser igualmente acometidas, porém na forma não-obstrutiva. Tanto em machos quanto em fêmeas que

Relacionados