Doença de Aujeskzy

2366 palavras 10 páginas
DOENÇA DE AUJESZKY: REVISÃO DE LITERATURA

Nícholas Jussier¹, Paulo Ricardo Montesuma², Sinval Neto³, Tayanni Cisne4

Resumo

A Doença de Aujeszky é considerada endêmica no Brasil e é de notificação obrigatória desde 1934. É uma enfermidade viral que se espalha rapidamente no rebanho, caracterizada por distúrbios nervosos, respiratórios e reprodutivos. Ocasiona grandes perdas econômicas ao país, devido às mortes de leitões, problemas reprodutivos e restrições comerciais.

Introdução

A etiologia da doença foi determinada no início do século XX (KLUGE et al. 1999). No Brasil foi descrita pela primeira vez em 1912 e outros surtos foram descritos em São Paulo 1950, Rio de Janeiro 1960, Rio Grande do Sul 1955 e Minas Gerais 1960 (CARNEIRO, 1950; CORRÊA & CORÊA, 1992).
A doença de Aujeszky é uma enfermidade viral infecto-contagiosa que acomete principalmente suínos, e em menor escala outras espécies, sendo estas usualmente acometidas pelo contato com suínos infectados.
Nesse contexto, a cadeia produtiva de suínos tem desafios sanitários a serem enfrentados e entre estes se destaca a doença de Aujeszky, assim nomeada devido aos estudos realizados pelo pesquisador Aladar Aujeszky.
O presente trabalho teve como objetivo relatar sobre a Doença de Aujeszky, enfatizando as suas principais características, a fim de prover maiores esclarecimentos aos Médicos Veterinários, e demais profissionais da área de saúde, sobre essa enfermidade.

Etiologia

O vírus causador da doença de Aujeszky é um herpesvírus suíno (HSV) tipo 1 da subfamília Alphaherpesvirinae e da família Herpesviridae. Ele apresenta DNA de cadeia dupla, é envelopado e infecta várias espécies de animais; replica-se rapidamente e causa efeito citopático para células de cultivo laboratorial; estabelece infecções latentes em gânglios do sistema nervoso periférico. A dimensão do vírus varia entre 150 a 180nm, apresentando simetria.
Devido à presença de envelope glicoprotéico, esse vírus é

Relacionados

  • 05 BIOSSEGURIDADE
    9651 palavras | 39 páginas