Doente apos avc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Após um AVC, a sensibilidade e o controlo dos movimentos do doente encontram-se muitas vezes diminuídos. Por isso, é muito importante ter cuidado com a posição em que se põem, pois podem não sercapazes de sentir que se estão a magoar e, portanto, de mudar instintivamente de posição.

Um posicionamento adequado ao doente, quer na cama, quer sentado, é muito importanta porque:

- é maisconfortável;

- evita úlceras de pressão(escaras) e as deformidades articulares;

- previne a espasticidade;

- melhora a respiração e

- facilita a recuperação do doente.

As posições devem sermudadas de 2h em 2h, quando está deitado e, se possível, ficar algum tempo do dia sentado. Neste espaço de tempo, o doente deve ainda ser estimulado a fazer ligeiras mudanças de posição de 30 em 30minutos. Nas mudanças de posição é importante que o utente seja levantado. Se se arrastar o utente podem aparecer bolhas na zona de fricção e posteriormente poderá haver formação de escaras.

EscarasEstar deitado ou sentado muito tempo na mesma posição favorece a formação de feridas no corpo as chamadas úlceras de pressão ou escaras. Estas surgem nas áreas que sofrem mais pressão ou fricção docorpo contra a cama, especialmente nas zonas onde há saliências ósseas. Para se evitarem estas escaras devem haver mudanças de posicionamento do utente, e quando se posicionar devem meter-sealmofadas para evitar as zonas de pressão e a roupa da cama deve ficar bem esticada.

Os pontos ou zonas de pressão variam conforme a posição:

[pic]

Espasticidade

Os músculos nessecitam de ter umtónus (ou tensão) suficiente paras permitir mover o corpo ou manter a sua posição contra a gravidade. Ao mesmo tempo deve ser possível relaxar os músculos para o seu normal descanso e proporcionarmovimentos controlados, com flexibilidade e fluidez. Quando os músculos destes utentes ficam “presos” e os movimentos não são bem controlados, pode ser devido a espasticidade.
Na espasticidade há um...
tracking img