Doencas causadas por protozoarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
Centro de Educação e Saúde-CES
Unidade Acadêmica de Educação-UAE
Componente Curricular: Microbiologia
Professor: Luiz Sodré
Curso: Biologia(N).
Discente: Rivaneide de Oliveira Silva.

DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS:
* Malária;
* Tripanossomíase;
* Leishmanioses.

Cuité-PB/2012
MALÁRIA

A malária é causada por protozoários dogênero Plasmodium, como o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale: os dois primeiros ocorrem em nosso país e são mais frequentes na região amazônica. Essa doença, conhecida também pelos nomes impaludismo, febre palustre, maleita e sezão, tem como vetor fêmeas de alguns mosquitos do gênero Anopheles. Transfusão de sangue sem os devidos critérios debiossegurança, seringas infectadas e mães grávidas adoecidas são outras formas em que há a possibilidade de contágio.
No homem, os esporozoítos infectantes se direcionam até o fígado, dando início a um ciclo que dura, aproximadamente, seis dias para P. falciparum, oito dias para a P. vivax e 12 a 15 dias para a P. malariae, reproduzindo-se assexuadamente até rebentarem as células deste local (nomosquito, a reprodução destes protozoários é sexuada). Após esses eventos, espalham-se pela corrente sanguínea e invadem hemácias, até essas terem o mesmo fim, causando anemia no indivíduo.
Os principais sintomas são:
* Febre alta;
* Sudorese e calafrios;
* Palidez;
* Cansaço;
* Falta de apetite e dores na cabeça e em outras regiões do corpo.
Para confirmar a presença do parasita nosangue, a análise é feita por meio de uma pequena amostra, geralmente retirada da ponta do dedo do paciente (teste de gota espessa).
Tratamento
O tratamento é feito com o uso de fármacos orais e deve ser iniciado o mais rapidamente possível, para evitar complicações como anemia, icterícia e mau funcionamento dos órgãos vitais, além dos riscos que um indivíduo acometido pelo P. falciparum podeestar sujeito.
Prevenção
* Fazendo o uso de repelentes;
* Calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite;
* Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos.

Curiosidades 
* 25 de abril é o Dia Mundial de Combate à Malária.
* A forma de transmissão da malária foi descoberta em1898 pelo pesquisador Ronald Ross.

Anopheles: mosquito transmissor da malária

TRIPANOSSOMÍASE
Trypanosoma cruzi é o protozoário flagelado agente da Doença de Chagas, também conhecida como Tripanossomíase americana. É uma doença de evolução crônica, debilitante, caracterizada por cardiopatias e distúrbios digestivos incuráveis.
Está intimamente relacionada às más condições das moradias, poisas mesmas favorecem a nidificação dos insetos vetores conhecidos vulgarmente como “barbeiros”. Cerca de 18 milhões de pessoas estão infectadas em todo o mundo, sendo que o número de casos no Brasil chega a 8 milhões, ocorrendo principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul.
O homem se infecta quando o barbeiro (triatomíneos dos gêneros Triatoma infestans, Panstrogylus megistus e Rhodniusprolixus) elimina as formas tripomastigotas metacíclicos do Trypanosoma cruzi em suas fezes, durante ou logo após alimentar-se do sangue humano. Estas formas infectantes podem penetrar por abrasões da pele provocados pelo ato de coçar, pelo orifício da picada do barbeiro ou ainda pelas mucosas, quando o homem, inadvertidamente, leva as mãos contaminadas aos olhos ou nariz.
Logo após a penetração,os tripomastigotas metacíclicos são fagocitados por macrófagos, perdem o flagelo e a membrana ondulante, tornando-se amastigotas, forma sob a qual se reproduzem por divisão binária até que os macrófagos fiquem repletos de amastigotas. Os parasitos então re-adquirem o flagelo e a membrana ondulante, tornando-se tripomastigotas que rompem a célula hospedeira e disseminam-se para o restante do...
tracking img