Doenças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Classificação das Cirurgias

As cirurgias podem ser classificadas de acordo com o grau de urgência e finalidade.
I. De acordo com o grau de urgência podem ser:
· Emergência : exigeintervenção imediata pois o paciente corre risco de vida. Ex:ferimento por arma de fogo,fratura do crânio,obstrução intestinal ou vesical,hemorragia interna,hérnia estrangulada,etc.
· Urgência: O pacienterequer atenção rápida,a cirurgia deve ser realizada dentro de 24 a 30 horas. Ex: cálculos renais ou uretral,infecção aguda da bexiga e vesícula biliar,dentre outras.
· Requerida: Há necessidade decirurgia,podendo ser planejada para dentro de poucas semanas ou meses. Ex: cataratas, desordens na tireóide,etc.
· Eletiva: é a cirurgia programada,obedecendo á convivência do paciente e do cirurgião,anecessidade de cirurgia não e catastrófica. Ex: reparo de escaras,hérnias simples,reparo vaginal,amidalectomia,etc.
· Opcional: Quando a cirurgia ocorre por preferência pessoal. Ex: cirurgias plásticas(estética).
ll. De acordo com a finalidade podem ser:
· Diagnóstica: É a exploração cirúrgica realizada para confirmar diagnóstico,pode incluir a retirada de tecidos para exames. Ex:biópsias.
· Curativa: Quando há a retirada de órgão infectado ou não funcionante hevendo cura após a cirurgia. Ex:ressecção de tumores.
· Paliativa: Realizada a fim de reduzir algum desconforto,não trazendocura ao paciente. Ex: gastrostomia para conpensar a inabilidade de deglutir em um paciente com câncer de boca.
· Reconstrutiva ou coméstica: Restabelece a capacidade funcional ou estética de um órgãoou tecidos traumatizados. Ex: mamoplastia.
Transplante: Tem a finalidade de substituir órgãos ou estruturas que não funcionam normalmente. Ex: rins,córneas,etc.Terminologia Cirúrgica
Entende-se por terminologia "o conjunto dos termos próprios de uma arte ou de uma ciência;nomenclatura".
Os termos que compõem a termionologia cirúrgica são formados por...
tracking img