Doenças sexualmente transmitiveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características gerais: A tricomoníase é uma doença sexualmente transmitida (DST) causada por um organismo microscópico unicelular chamado Trichomonas vaginalis. A tricomoníase pode causar infecções vaginais nas mulheres e inflamação da uretra (o canal que elimina urina da bexiga) em ambos os sexos. Em mulheres grávidas, as infecções pelo Trichomonas podem também aumentar o risco de rupturaprematura das membranas e parto pré-termo.
O Trichomonas é passado de uma pessoa infetada para seu (sua) parceiro (a) durante as relações sexuais sem preservativo. Atualmente, as infecções pelo Trichomonas afetam milhões de mulheres em todo o mundo a cada ano. Os homens podem passar a infecção para seus parceiros sexuais, mas eles raramente desenvolvem sintomas.
Agente:
Transmissão: Relaçãosexual
Diagnóstico
Uma vez você tenha descrito seus sintomas, o médico irá examinar a o órgão genital feminino ou a uretra para observar se há inflamação ou uma secreção anormal, além de um exame pélvico. Durante o exame, ele irá colher uma amostra com um cotonete, e a enviará para o laboratório para ser examinada. A tricomoníase pode ser diagnosticada pela detecção do parasita sob o microscópio ouatravés da cultura em laboratório. Como as pessoas com infecções pelo Trichomonas são mais prováveis de adquirir outras DSTs, o médico também poderá solicitar exames para gonorréia, clamídia, sífilis e HIV.
Prevenção
Como a tricomoníase pode ser transmitida pela atividade sexual, você pode ajudar a prevenir esta infecção através:
Abstinência sexual. Fazer sexo somente com uma pessoa nãoinfectada. Usar preservativos masculinos de borracha continuamente durante as relações sexuais.
Tratamento
As infecções pelo Trichomonas são melhor tratadas com um medicamento oral chamado metronidazol (Flagyl). Embora o gel do metronidazol também esteja disponível, ele não é tão efetivo quanto o medicamento tomado por boca. Para prevenir e não ser infetado novamente, todos os parceiros sexuais de umapessoa infetada devem ser tratados. As mulheres grávidas não devem tomar metronidazol durante o primeiro trimestre de gravidez, assim um medicamento alternativo deve ser usado ou o tratamento deve ser retardado até depois do parto. Em pessoas que ingerem álcool, o metronidazol pode provocar câimbras, náuseas, vômitos, dores de cabeça e rubores faciais. Para prevenir estes problemas, evite ingerirbebidas alcoólicas enquanto estiver em uso do metronidazol e durante três dias depois que você deixou de tomar o remédio.


CONCEITO E AGENTE
É uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis (protozoário flagelado), tendo como reservatório o órgão genital feminino e a uretra. Sua principal forma de transmissão é a sexual. Pode permanecer assintomática no homem e, na mulher, principalmenteapós a menopausa. Na mulher, pode acometer a vulva, a uretra e a cérvice uterina, causando cervicovaginite.
CARACTERÍSTICAS
Sinais e sintomas:
corrimento abundante, amarelado ou amarelo esverdeado, bolhoso, com mau-cheiro;
prurido e/ou irritação vulvar;
dor pélvica (ocasionalmente);
sintomas urinários (disúria, polaciúria); e
hiperemia da mucosa, com placas avermelhadas (colpite difusae/ou focal, com aspecto de framboesa; teste de Schiller "onçóide").
Observações:
Mais da metade das mulheres portadoras de tricomoníase vaginal são completamente assintomáticas.
O simples achado de Trichomonas vaginalis em uma citologia oncótica de rotina impõe o tratamento da mulher e também do seu parceiro sexual, já que se trata de uma DST.
A tricomoníase vaginal pode alterar a classe dacitologia oncótica. Por isso, nos casos em que houver alterações morfológicas celulares, estas podem estar associadas à tricomoníase. Nesses casos, deve-se realizar o tratamento e repetir a citologia após 2 a 3 meses, para avaliar se há persistência dessas alterações.
DIAGNÓSTICO
Para o diagnóstico das infecções genitais baixas, utiliza-se comumente o exame direto (a fresco) do conteúdo vaginal....
tracking img