Doenças respiratórias causadas pela poluição atmosférica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Doenças Respiratórias Causadas Pela Poluição Atmosférica

Resumo
A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvões minerais e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveissão responsáveis pela geração de energia que, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Portanto, colocá-los de lado atualmente seria praticamente impossível. Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratóriascomo a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos.

Palavras Chave: poluição atmosférica; doenças respiratórias

1. Introdução
Desde a metade do século XVIII, com o início da Revolução Industrial na Inglaterra, cresceu significativamente a poluição do ar. A queima do carvão mineral (fonte de energia para as máquinas da época) jogava naatmosfera das cidades industriais da Europa, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o homem teve que conviver com o ar poluído e com todas os danos advindos deste"progresso"tecnológico (BAIRD, 2002)
Nos dias de hoje, quase todas as grandes cidades mundiais sofrem com os efeitos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na relaçãodas mais poluídas do mundo.
A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energiaque, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Portanto, coloca-los de lado atualmente seria impossível
Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares deadultos e crianças aos hospitais todos os anos(BRASIL, 1990)
A poluição atmosférica está associada a efeitos adversos sobre a saúde, sendo o aparelho respiratório a parte mais atingida do organismo, comprometendo principalmente:
— as crianças que, de maneira geral, são mais sensíveis que os adultos a qualquer forma de poluição atmosférica, devido a imaturidade de seu aparelho respiratório.
—pacientes pneumopatas, destacando-se os alérgicos, os asmáticos e os com insuficiência respiratória crônica obstrutiva. Nos indivíduos atópicos, a exposição à poluição atmosférica aumenta a responsividade das vias aéreas aos alérgenos.
— os idosos por apresentarem imunidade deprimida.
A poluição da atmosfera constitui-se em um importante problema de saúde pública e de debate político,devido ao rápido crescimento da população mundial, assim como pelo fenômeno da migração da população rural para as áreas urbanas (BRAGA, 2002)
O presente trabalho tem como objetivo realizar levantamento bibliográfico sobre problemas gerados pela poluição atmosférica.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1. A ATmosfera

A atmosfera da Terra é composta primariamente dos gases N2 (78%), O2(21%) e Ar (1%), cujas abundâncias são controladas pelos ciclos geológicos pela biosfera e seqüestro e liberação pelo material da crosta terrestre. Vapor d’água é um constituinte muito abundante e sua concentração é altamente variável, muitas vezes atingindo concentrações de até 3%; sua abundância é controlada por evaporação e precipitação. Os constituintes remanescentes são os gases traçadores, que...
tracking img