Sistema Nervoso

Listeriose
Listeria monocytogeneses
Características do microrganismo: L. monocytogenes é um bacilo Gram-positivo, não formador de esporos, anaeróbio facultativo. Apresenta crescimento na faixa de2,5°C a 44°C, embora existam relatos sobre crescimento a 0°C. Este microrganismo suporta repetidos congelamentos e descongelamentos. Embora o pH ótimo para o crescimento desta bactéria esteja entre 6 e 8, ela pode crescer emuma faixa maior, entre 5 e 9. Ambientes com pH inferior a 4,5 e superior a 9,5 são considerados hostis a L. monocytogenes.
Patogenia: Os mecanismos pelos quais L. monocytogenes causa a listeriose ainda não estão bemdefinidos. Sabe-se que é um patógeno intracelular com habilidade de penetrar, multiplicar-se no interior do citoplasma da célula do hospedeiro (macrófagos, fibroblasto, eritrócitos) e invadir células adjacentes sem deixar ocitoplasma do hospedeiro. As infecções geralmente acontecem após a ingestão de alimentos contaminados, sendo o TGI o sitio primário de entrada no hospedeiro. O período de incubação pode variar de 20 horas após a ingestão dealimentos contaminados a 20 -30 dias, nos casos de doenças invasivas.
Tratamento e prevenção: De modo geral, a Ampicilina é considerada a droga de escolha no tratamento da infecção, este antibiotico pode ser geralmenteassociado à gentamicina, particularmente nos casos de bacteremia em que existe a deficiencia das funçoes da celulas T. O total da taxa de mortalidade é de 20 a 30%. O principal meio de prevenção é através da manipulaçãosegura, cozimento e consumo de alimentos. Isso inclui lavar vegetais crus e cozinhar alimentos crus cuidadosamente, bem como reaquecimento de sobras. Outro aspecto da prevenção é assessorar grupos de alto risco, como asmulheres grávidas e pacientes imunocomprometidos para evitar leite in natura, queijo feito com leite nao pasteurizado.
Identificacão laboratorial: L. monocytogenes cresce na maioria de culturas de laboratorio [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Doenças que atacam o sistema nervoso. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doen%C3%A7as-Que-Atacam-o-Sistema-Nervoso/874824.html

MLA

"Doenças que atacam o sistema nervoso" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doen%C3%A7as-Que-Atacam-o-Sistema-Nervoso/874824.html>.

MLA 7

"Doenças que atacam o sistema nervoso." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doen%C3%A7as-Que-Atacam-o-Sistema-Nervoso/874824.html>.

CHICAGO

"Doenças que atacam o sistema nervoso." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doen%C3%A7as-Que-Atacam-o-Sistema-Nervoso/874824.html.