Doenças que atacam o sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2024 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Nervoso

Listeriose
Listeria monocytogeneses
Características do microrganismo: L. monocytogenes é um bacilo Gram-positivo, não formador de esporos, anaeróbio facultativo. Apresenta crescimento na faixa de 2,5°C a 44°C, embora existam relatos sobre crescimento a 0°C. Este microrganismo suporta repetidos congelamentos e descongelamentos. Embora o pH ótimo para o crescimento destabactéria esteja entre 6 e 8, ela pode crescer em uma faixa maior, entre 5 e 9. Ambientes com pH inferior a 4,5 e superior a 9,5 são considerados hostis a L. monocytogenes.
Patogenia: Os mecanismos pelos quais L. monocytogenes causa a listeriose ainda não estão bem definidos. Sabe-se que é um patógeno intracelular com habilidade de penetrar, multiplicar-se no interior do citoplasma da célula dohospedeiro (macrófagos, fibroblasto, eritrócitos) e invadir células adjacentes sem deixar o citoplasma do hospedeiro. As infecções geralmente acontecem após a ingestão de alimentos contaminados, sendo o TGI o sitio primário de entrada no hospedeiro. O período de incubação pode variar de 20 horas após a ingestão de alimentos contaminados a 20 -30 dias, nos casos de doenças invasivas.
Tratamento eprevenção: De modo geral, a Ampicilina é considerada a droga de escolha no tratamento da infecção, este antibiotico pode ser geralmente associado à gentamicina, particularmente nos casos de bacteremia em que existe a deficiencia das funçoes da celulas T. O total da taxa de mortalidade é de 20 a 30%. O principal meio de prevenção é através da manipulação segura, cozimento e consumo de alimentos. Issoinclui lavar vegetais crus e cozinhar alimentos crus cuidadosamente, bem como reaquecimento de sobras. Outro aspecto da prevenção é assessorar grupos de alto risco, como as mulheres grávidas e pacientes imunocomprometidos para evitar leite in natura, queijo feito com leite nao pasteurizado.
Identificacão laboratorial: L. monocytogenes cresce na maioria de culturas de laboratorio convencionais,principalmente em Agar triptose, contendo ou nao 5% de sangue de carneiro, mostrando pequenas colonias redondas observadas no meio de Agar, apos a incubação de 1 a 2 dias. A identificação é baseada nos testes de coloração de gram que mostra bacilos gram positivos pleomorficos. A utilização de Agar sangue é muito importante devido ao tipo de hemolise que é bastante sugestivo.

Tétano
Clostridiumtetani
Características do microrganismo: O Clostridium tetani é uma bactéria Gram positivas (quando jovem), possuindo uma tendência em perder a coloração pelo Gram. É um bastonete reto com diâmetro entre 0,3 a 0,6 μm a 12 μm de comprimento. É móvel graças aos cílios peritríquios (mas certas linhagens são desprovidas de flagelos e, portanto imóveis), esporulados, anaeróbios estritos. Apresentam-sesozinhos, tanto nos tecidos quanto em cultivo, mas também em longos filamentos. Os esporos são terminais deformando a parede celular. Os esporos são visualizados após 24 a 48 horas de incubação. Os esporos possuem a aparência de baquetas, raquete de tênis. O C. tetani é uma bactéria rara nas regiões nórdicas e nas grandes altitudes. O bacilo do tétano está presente nos solos cultivados, depósitosfluviais e mares, transportado pelos ventos, pelas águas ou pela poeira das ruas ou das casas. A sobrevivência do bastonete tetânico é favorecida pelo pH neutro ou levemente alcalino, uma umidade de pelo menos 15% e uma temperatura de 20ºC.
Patogenia: Os esporos ou as formas vegetativas introduzidas no intestino são inofensivos. A transmissão ocorre pela introdução dos esporos da bactéria emferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas. Isso porque o bacilo se encontra no intestino dos animais, especialmente do cavalo e do homem (sem causar doença) e os esporos podem estar presentes tanto em solos contaminados por fezes ou com esterco, como na pele ou na poeira das ruas, por exemplo. Queimaduras e tecidos necrosados também...
tracking img