Doenças psicossomaticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE SÃO DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS?

DOENÇA PSICOSSOMÁTICA: DESEQUILÍBRIO CORPO E MENTE

São manifestações no corpo com causas de origem psicológicas. Por não conseguir resolver um conflitoemocional, a mente passa a produzir mecanismos de defesa com o propósito de deslocar a dificuldade e/ou “ameaça” psíquica para o corpo, produzindo as doenças.
Doenças psicossomáticas são manifestaçõesorgânicas que podem ser causadas ou cujos sintomas podem ser agravados por aspectos psíquicos (mental/emocional).
As pessoas psicossomáticas não têm consciência de que a origem dos seus problemas éfundamentalmente psicológica, exigindo dos médicos a realização de exames e tratamentos diversos. Depois de ter sido determinado que a alteração seja psicológica, a diferença existente com relação a outrasdoenças é determinada segundo a quantidade de sintomas e a extensão dos mesmos. A descrição dramática dos sintomas feita pelo paciente também contribui para o diagnóstico.
 
[pic]

Como ocorre?As doenças psicossomáticas começam a aparecer –
Úlceras estomacais, doenças respiratórias, doenças de pele como a psoríase (A psoríase é considerada uma doença de pele que pode causar inflamações portodo corpo) ou alergias sem diagnóstico aparente, enxaquecas, fibromialgia, (cursa com sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante (isto é, a pessoa acorda cansada)). Ataque deansiedade, depressão, hipertensão e até doenças coronárias como isquemias e ataque cardíaco. O corpo tem suas razões e põe para fora as emoções que guardamos, tentamos esconder ou suportá-las porfalta de conhecimento, ou melhor, alternativa.
Se pudéssemos ver as reações do cérebro na fase de estresse perceberíamos os estágios que a doença se manifesta. No primeiro o cérebro põe a pessoa emalerta recebendo doses maiores de dopamina, noradrenalina e serotonina. É um mecanismo natural de proteção contra perigos iminentes. Numa fase mais avançada é liberado o cortizol, este sim é perigoso,...
tracking img