Doenças hereditárias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doença hereditária
As doenças hereditárias são um conjunto de doenças genéticas caracterizadas por transmitir-se de geração em geração, isto é de pais a filhos, na descendência e que se pode ou nãomanifestar em algum momento de suas vidas. As principais são diabetes, hemofilia, hipertensão, obesidade e as alergias.
Não deve se confundir doença hereditária com:
• Doença congênita: é aqueladoença que se adquire com o nascimento e se manifesta desde o mesmo. Pode ser produzida por um transtorno durante o desenvolvimento embrionário ou durante o parto.
• Doença genética: é aquela doençaproduzida por alterações no DNA, mas que não tem por que se ter adquirido dos progenitores; assim ocorre, por exemplo, com a maioria dos cancros(câncer).

Diabetes

Caracteriza-se pela elevada taxade açúcar no sangue, por insuficiência ou total ausência de insulina no organismo. Inexistindo esse hormônio, o organismo entra em colapso por falta de energia, surgindo os clássicos sintomas dadoença, que são: Fome e sede incontroláveis, excesso de urina, sonolência, câibrase alterações visuais.

Esses sintomas evoluem rapidamente, mas se forem diagnosticados, a doença poderá ser mantida sobcontrole com a aplicação diária de insulina.

Hipertensão

As causas reais da doença ainda não são conhecidas pela medicina, podem ter sua origem por herança genética ou até em anomalias congênitas,como malformação das artérias, impedindo o sangue de fluir normalmente.

Uma alimentação saudável, sem excesso de sal, além de exercícios físicos constantes impedem que a criança se torne obesa,prevenindo a doença.

Obesidade

Um dos erros mais freqüentes das mães de primeira viagem é julgar que seu leite é fraco, reforçando-o com mamadeiras de farinhas, cremes e açúcar.

Quando a criançacomeça a comer sua papinha, doces, frituras e refrigerantes entram generosamente no seu cardápio e, caso tenha uma tendência hereditária para a obesidade, certamente será uma séria candidata a ter...
tracking img