Doenças do trato gastrointestinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1175 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRATO GASTROINTESTINAL
O trato gastrointestinal é um tubo longo e sinuoso (curvado) que mede desde a extremidade cefálica (cavidade oral) até a caudal (ânus). A parte superior é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, e a parte inferior é composto pelo intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso, ceco, apêndice, cólon, sigmóide, reto e ânus. Composto também pelasglândulas acessórias: glândulas salivares, gástricas, intestinais, pâncreas e fígado. Tem a função de fornecer nutrientes para nosso corpo para que o nosso organismo possa exercer suas funções de forma adequada.
Funções:
Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substância estranhas alimentares, que asseguram a manutenção de seus processos vitais.
Transformação mecânica e química dasmacromoléculas alimentares ingeridas (proteínas, carboidratos, etc.) em moléculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino.
Transporte de alimentos digeridos, água e sais minerais da luz intestinal para os capilares sanguíneos da mucosa do intestino.
Eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos juntamente com restos de células descamadas da parte do tratogastrointestinal e substâncias secretadas na luz do intestino.
Mastigação: Desintegração parcial dos alimentos, processo mecânico e químico.
Deglutição: Condução dos alimentos através da faringe para o esôfago.
Ingestão: Introdução do alimento no estômago.
Digestão: Desdobramento do alimento em moléculas mais simples.
Absorção: Processo realizado pelos intestinos.
Defecação: Eliminação desubstâncias não digeridas do trato gastrointestinal.
Boca
A boca é o primeiro órgão do tubo digestivo, responsável pela ingestão e mastigação de alimentos.
Patologias:
Umas das principais doenças que acomete a boca são: Câncer bucal; cárie dentária; gengivite; periondontite; maloclusões; fluorese; afta.

Câncer bucal:
É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais frequentemente nolábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais frequente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade.
Etiologia:
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentáriasmal ajustadas.
Sintomas:
Os principais sintomas são o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana, ulcerações superficiais, com menos de dois cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegaliacervical (caroço no pescoço), são sinais de câncer de boca em estágio avançado.
Tratamento:
A cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento(cura em 80% dos casos).
Cárie dentária
As cáries dentárias são erosões que surgem na superfície dos dentes causadas pelos efeitos combinados de bactérias, dos ácidos, da placa, e do tártaro.São comuns em crianças e adultos, e elas ocorrem mais frequentemente como resultado de uma má higiene dental.
Gengivite
É uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo da placa bacteriana (películadelicada, pegajosa e incolor que se forma acima da gengiva).
Periondontite
É o comprometimento dos tecidos periodontais (tecidosque apoiam e envolvem os dentes: gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar) pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes.

Maloclusão
É qualquer desvio do relacionamento normal, do encaixe...
tracking img