Doenças do sistema excretor

Doenças do Sistema Excretor
Doenças do sistema excretor - Doenças renais: 
- Glomerulonefrite 

Há lesões dos glomérulos de Malpighi, com grave prejuízo da função renal. A glomerulonefrite pode ter diversas causas, mas a principal é a destruição dos glomérulos pelo próprio sistema de defesa do corpo, o sistema imunitário. 

- Infecção Urinária 

O paciente queixa-se de dor, ardência eurgência para urinar. O volume urinado torna-se pequeno e frequente, tanto de dia como de noite. A urina é turva e mal cheirosa podendo surgir sangue no final da micção. Nos casos em que a infecção atingiu o rim, surge febre, dor lombar e calafrios, além de ardência e urgência para urinar. 

- Cálculo Renal 

A cólica renal, com dor no flanco e costas é muito característica, quase sempre comsangue na urina e em certos casos pode haver eliminação de pedras. 

- Obstrução Urinária 

Ocorre quando há um impedimento da passagem da urina pelos canais urinários, por cálculos, aumento da próstata, tumores, estenoses de uretere e uretra. A ausência ou pequeno volume da urina é a queixa característica da obstrução urinária. 

- Insuficiência Renal Aguda 

É causada por uma agressãorepentina ao rim, por falta de sangue ou pressão para formar urina ou obstrução aguda da via urinária. A principal característica é a total ou parcial ausência de urina. 

- Insuficiência Renal Crónica 

Surge quando o rim sofre a acção de uma doença que deteriora irreversivelmente a função renal, apresentando-se com retenção de ureia, anemia, hipertensão arterial, entre outros.

- TumoresRenais 

O rim pode ser acometido de tumores benignos e malignos. E as queixas são de massas palpáveis no abdómen, dor, sangue na urina e obstrução urinária. 

- Doenças Multissistémicas 

O rim pode se ver afectado por doenças reumáticas, diabete, gota, colagenoses e doenças imunológicas. Podem surgir alterações urinárias em doenças do tipo nefrite, geralmente com a presença de sangue ealbumina na urina. 

- Doenças Congénitas e Hereditárias 

Um exemplo dessas doenças é a presença de múltiplos cistos no rim (rim policístico). 

- Nefropatias Tóxicas

Causadas por tóxicos, agentes físicos, químicos e drogas. Caracterizam-se por manifestações nefríticas e insuficiência funcional do rim.

Função do Sistema Excretor
O sistema excretor é um conjunto de órgãos que produzem eexcretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, estes resíduos formam parte da urina que passa, de forma contínua, pelos ureteres até a bexiga.
Depois de armazenada na bexiga, a urina passa por um conduto denominado uretra até o exterior do organismo. A saída da urina produz-se pelo relaxamento involuntário de umesfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra e também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra.
Excreção
Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias nitrogenadas tóxicas (denominadas excretas ou excreções que provêm principalmente da degradação de aminoácidos ingeridos no alimento), produzidas durante o metabolismo celular.
Uréia
A uréia é a principal excreta, sendoeliminada dissolvida em água, formando a urina. Por terem a uréia como principal excreta, os homens são chamados de ureotélicos.
Sistema Excretor

Doenças do Sistema Excretor
Das doenças que atacam as pessoas nos países desenvolvidos, os distúrbios renais ocupam o quarto lugar. Muitas são as causas das doenças renais; infecções, envenenamento por substâncias químicas (como o mercúrio e otetracloreto de carbono), lesões, tumores, formação de "pedras" (cálculos renais), paralisia, problemas circulatórios, etc.
Uma das doenças renais mais comum é a glomerulonefrite, em que há lesões dos glomérulos de Malpighi, com grave prejuízo da função renal. A glomerulonefrite pode ter diversas causas, mas a principal é a destruição dos glomérulos pelo próprio sistema de defesa do corpo, o sistema...
tracking img