Doenças degenarativas do snc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DOENÇA DE PARKINSON

Esta doença foi descrita por James Parkinson em 1817. A doença é caracterizada pela associação de quatro distúrbios motores: lentidão de movimentos, rigidez corporal, instabilidade de postura, e tremor, sobretudo em repouso. A progressão é lenta, mas nas fases avançadas pode haver comprometimento intelectual.
Quando aparece?
Os sintomas do Mal de Parkinson costumamaparecer na faixa etária de 55 a 65 anos.
Distribuição na população
A incidência da doença é de 187 casos para cada 100 mil pessoas, independentemente de etnia, sendo ligeiramente mais comum em homens.
O que muda no sistema nervoso?
Na Doença de Parkinson, há perda dos neurônios que produzem o neurotransmissor dopamina na substância negra – estrutura do cérebro que participa do controle e dacoordenação dos movimentos, assim como da manutenção do tônus muscular e da postura. Os sintomas somente aparecem quando cerca de 80% destes neurônios já morreram.
O que causa a doença?
Atualmente, há quatro hipóteses principais para a causa do Mal de Parkinson:
Ação de toxinas ambientais, substâncias que podem destruir neurônios da substância negra;
Acúmulo de radicais livres produzidos normalmentedurante a metabolização da dopamina, mas que em grande quantidade são nocivos aos neurônios;
Anormalidades nas mitocôndrias, estruturas celulares que fornecem energia e produzem normalmente pequenas quantidades de radicais livres;
Predisposição genética, que pode aumentar o risco de perda de neurônios, por exemplo devido a uma maior sensibilidade a toxinas ambientais.
Sintomas
Os primeirossintomas são rigidez muscular e tremor em repouso, relativamente amplo e lento, principalmente nos dedos, que diminui ou desaparece quando se inicia o movimento. Os movimentos que fazemos sem pensar são muito prejudicados, ficando mais lentos e pobres. O rosto pode ficar inexpressivo e a fala monótona e sem melodia. A escrita pode ficar minúscula. A rigidez da musculatura está ligada à instabilidadepostural, que leva o doente a adotar uma postura curvada, como um esquiador, e andar com passos rápidos e arrastados.
O que parece, mas não é a doença de Parkinson?

Diversas alterações podem levar ao aparecimento de sintomas semelhantes aos da Doença de Parkinson, como acidentes vasculares cerebrais, envenenamento por metais, asfixia por monóxido de carbono, além de outras doençasdegenerativas que causem distúrbios dos movimentos e deficiências intelectuais.
O que muda na vida da pessoa doente?
É comum aparecerem sinais de depressão, como falta de apetite, cansaço e alterações do sono. Além de dificultar a vida cotidiana, os sinais e sintomas podem tornar a pessoa incapaz de cuidar de si própria.
Tratamento
Muitos pacientes com doença de Parkinson, sobretudo nos estágios iniciais,não precisam de tratamento, pois as manifestações da doença não impedem uma vida normal. Para aqueles que necessitam, há remédios que diminuem as anomalias, tais como a levodopa e os medicamentos que reproduzem o efeito da dopamina no cérebro. Outros remédios que inibem certas enzimas no cérebro também podem ser usados. Há pesquisas que procuram encontrar medicamentos “neuroproteores”, cujointuito é proteger o cérebro do desenvolvimento da doença e impedir a sua instalação, mas estes medicamentos ainda não estão disponíveis. O neurologista deverá ser consultado para que se possa definir se há necessidade de remédios e quais deverão ser empregados.

Mal de Alzheimer

Atualmente, em todo o mundo existem entre 17 e 25 milhões de portadores de Alzheimer, o que representa 70% do conjuntode doenças que afetam a população geriátrica .
O Mal de Alzheimer deteriora algumas regiões do cérebro, que alteram o comportamento físico, mental, a linguagem, entre outros, levando a demência.
Ele atinge pessoas a partir dos 50 anos de idade, porém é mais comum depois dos 60. Ainda não se descobriu a cura e também não há um exame específico para detectar o problema.
Essa doença prejudica a...
tracking img