Doenças causadas por virus bacterias e fungos

Páginas: 9 (2190 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
Gangrena gasosa

Agente Etiológico
Bactéria Clostridium perfringens.

O que significa
É uma forma grave de gangrena (necrose tecidual), que produz gás entre os tecidos. Trata-se de uma emergência médica.

Sintomas
A inflamação começa apresentando um inchaço tecidual no local da infecção, extremamente doloroso, de cor pálida passando para um vermelho-acastanhado.Pressionando-se a área inchada, pode-se sentir uma sensação crepitante, revelando a presença do gás no tecido. As beiradas da área infectada expandem-se em poucos minutos, de forma tão rápida que as alterações são visíveis. O tecido afetado fica completamente destruído.
As espécies de Clostridium produzem diversos tipos de toxinas, quatro das quais (alfa, beta, ípsilon e jota) são fatais. Causamtambém necrose tecidual, destruição dos glóbulos vermelhos do sangue (hemólise), diminuição da circulação local (vasoconstrição) e infiltração nos vasos sangüíneos (aumento da permeabilidade vascular). Essas toxinas são responsáveis tanto pelo destruição dos tecidos locais, como pela sintomatologia sistêmica (sintomas gerais).
Os sintomas sistêmicos se manifestam desde o início dainfecção e consistem em sudorese, febre e ansiedade. Se o paciente não receber tratamento, manifestam-se: choque, síndrome caracteriza por queda da pressão sangüínea (hipotensão), insuficiência renal, coma e por fim, óbito.

Tratamento
É necessária a imediata remoção cirúrgica do tecido infectado, danificado e necrosado (debridamento). A amputação pode ser indicada para controlar a disseminaçãoda infecção.
Devem ser administrados antibióticos, de preferência do tipo penicilina, inicialmente por via intravenosa (por veia) e analgésicos, para controlar a dor.
Tem-se utilizado o oxigênio hiperbárico com resultados variados.

Controle
É necessário limpar cuidadosamente qualquer lesão cutânea, ficar atento aos sinais de infecção, como vermelhidão, dor, secreção de líquidosou inchaço ao redor do ferimento. Caso isso ocorra, procure imediatamente assistência médica.

Riquétsias

Agente Etiológico
Bactérias Rickettsia

O que significa
Rickettsia é um gênero de bactérias que são carregadas como parasitas por vários carrapatos, pulgas, e piolhos, e causam doenças tais como tifo e a febre escaronodular ou botonosa em seres humanos. Tais como vírus, crescemapenas dentro de células vivas.

Sintomas
Uma infecção causada por riquétsias pode causar febre, erupção cutânea e uma sensação de malestar generalizado. Como a erupção característica comumente leva vários dias para surgir, o diagnóstico precoce é difícil. A infestação por pulgas ou piolhos ou uma picada prévia de um carrapato, sobretudo nas regiões geográficas onde uma doença causadapor riquétsias é comum (endêmica) é uma pista útil para o estabelecimento do diagnóstico. O diagnóstico de uma infecção causada por riquétsias pode ser confirmado através da identificação do microrganismo em culturas especiais de amostras de sangue ou de tecido, da identificação do microrganismo ao microscópio com o uso de certos corantes ou da identificação de anticorpos contra o microrganismo emuma amostra de sangue.

Tratamento
A infecção causada por riquétsias responde imediatamente à antibioticoterapia precoce (com cloranfenicol ou tetraciclina). Esses dois medicamentos são administrados pela via oral. Geralmente, ocorre uma melhoria perceptível em 24 a 36 horas e, geralmente, a febre desaparece em 2 a 3 dias. Quando o tratamento é instituído tardiamente, a melhoria é maislenta e a febre persiste por mais tempo. A antibioticoterapia deve ser mantida pelo menos 24 horas após o desaparecimento da febre. Os antibióticos podem ser administrados pela via intravenosa aos pacientes gravemente doentes que não conseguem ingeri-los. Quando o paciente está gravemente doente ou em um estágio avançado da doença, um corticosteróide pode ser prescrito por alguns dias, além do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças causadas por bacterias, virus e fungos.
  • Doenças causadas por vírus, bactérias e fungos
  • PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS, FUNGOS, PROTOZOARIOS E VIRUS
  • PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS, FUNGOS, PROTOZOARIOS E VIRUS
  • Doenças causadas por. virus bacterias fungos e protosoarios
  • Anatomia, doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos
  • PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS, FUNGOS, PROTOZOARIOS E VIRUS
  • doenças causadas por virus e bacterias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!