Doenças causadas por platelmintos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1458 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOENÇAS CAUSADAS POR PLATELMINTOS


ESQUISTOSSOMOSE

É uma doença causada por espécies do gênero Schistosoma. Dependendo da espécie, o verme aloja-se nos vasos sanguíneos da bexiga, do intestino, ou do fígado.

SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
A doença tem uma fase aguda, em que a pessoa portadora apresenta manifestações como coceiras e dermatites, febre, tosse, diarréias, enjôos, vômitose emagrecimento. A fase crônica pode durar vários anos. Nessa fase podem ocorrer prisão de ventre. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para um quadro mais grave com aumento de fígado e cirrose, aumento do baço, hemorragias provocadas por rompimentos de veias do esôfago, e barriga-d'água.

Existem algumas drogas terapêuticas capazes de matar o verme no organismo humano, mas a melhormaneira de combater é a prevenção, que pode ser feita das seguintes maneiras: 
- impedindo que os ovos dos esquistossomos, presentes nas fezes, contaminem rios, lagos e açudes, para isso é preciso construir instalações sanitárias adequadas, como fossas ou sistemas de esgotos, e aterrar locais com muito acúmulo de água da chuva. 
- combater caramujos transmissores, que servem como hospedeirosintermediários para o verme, isso pode ser feito pela aplicação, na água de lagoas, de substâncias moluscocidas.
- evitar a penetração de larvas no corpo; para isso não se deve consumir água de locais onde vivem os caramujos transmissores ou utilizá-la para tomar banho, também deve-se ferver a água antes de utilizá-la.


TENÍASE

Adquire-se teníase pela ingestão de carne mal cozida contendocisticeros, que são bolsas ovóides esbranquiçadas e semi-transparentes com tamanho entre  0,5 cm e 0,2 cm. No intestino do hospedeiro, os cisticero se expande, formando um pequeno escólex que se fixa à mucosa intestinal, dando origem a uma tênia.
Entre as diversas espécies de tênia, duas são parasitas importantes da espécie humana: Taenia saginata(tênia-do-boi), que pode atingir até 9m de comprimento, e aTaenia solium (a têmia-do-porco), que pode atingir até 5m de comprimento.

SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
A infestação por tênia provoca sintomas relativamente brandos no hospedeiro, como diarréia, prisão de ventre, insônia e irritabilidade. A pessoa atacada pela verminose é geralmente magra, frequentemente ocorre anemia, acompanhada de indisposição e cansaço, provocados por substânciastóxicas liberadas pelo verme. 
Substâncias laxantes são pouco eficazes contra as tênias, principalmente no caso de 
Taenia solium.
Para combater a teníase é preciso adotar medidas preventivas que evitem ou reduzem a infestação.
- imepedir que os vovos de tênias sejam ingeridos por animais como porcos e vacas, ou que contaminem rios e lagos, para isso é preciso construir instalações sanitáriasadequadas, com fossas sépticas ou sistemas de esgotos. 
- evitar comer carne crua ou mal cozida, principalmente quando não se conhece a procedência desses alimentos. O cozimento mata a tênia dentro do cisticero.




CISTO HIDÁTICO

A doença conhecida como cisto hidático ou hidatidose, é causada pelo cestóide Echinococcus granulosus. No estágio adulto, o verme mede entre 3mm e 6mm de comprimentoe vive no intestino do cachorro e de outros canídeos. Na fase larval, o verme pode viver na espécie humana e em animais domésticos como bois, carneiros, porcos, etc.
A infestação ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de cães contendo ovos do equinococo, ou pelo contato direto com os animais infestados
As larvas desenvolvem-se no interior de grandes bolsas esféricascheias de líquido, chamadas de cistos hidáticos. Algins cistos podem atinguir o tamanho de uma laranja, ou até chegar ao tamanha de uma bola de futebol. Um cisto pode formar cistos secundários, que se espalham pelo corpo, levando lesões e infecções bacterianas, às vezes com consequências fatais. 


CISTICERCOSE HUMANA


A cisticercose é causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia...
tracking img