Doenças causadas por bacterias e protozoários

Doenças Causadas por Bactérias
I. Cólera:
Causada pela bactéria Vibrio cholerae causa diarreias agudas de aspecto semelhante à água de arroz, vômitos, cólicas abdominais e, em casos mais acentuados, dores no corpo, câimbras, perda de peso intensa e olhos turvos.
Só entra pela boa – pelo contato com doentes, sem higiene. Através das mãos sujas, água que recebeu fezes e vômito do doente,pelos esgotos contaminados, por moscas e baratas sobre os alimentos.
Pode ser evitada simplesmente através do hábito de lavar as mãos e os alimentos, tratar a água (filtrar, ferver, clorar) e destinar fezes ao local adequado.
II. Tétano:
O micróbio pode viver no intestino de alguns animais domésticos, como o cavalo, burro e jumento. Estes animais, ao eliminar as suas fezes, lançam os micróbiosno solo, onde podem viver durante meses. Estes podem estar na terra, em pedaços de ferro, arames e outros materiais. Quando o trabalhador sofre um ferimento, pode contaminar-se com o micróbio e adquirir o tétano - uma doença infecciosa e não contagiosa, causada pela toxina da Clostridium tetani - uma bactéria gram-positiva e anaeróbica, que penetra no organismo via lesões da pele e provoca espasmosnos músculos voluntários, principalmente os do pescoço, sendo que os músculos respiratórios podem ser atingidos, causando a morte por asfixia.
Causa dor de cabeça, febre, vômitos, pescoço duro, dificuldade para abrir a boca, contratura de determinados músculos do corpo..
Pode ser evitado através de vacina e com simples cuidados higiênicos com as feridas e machucados, que devem estar semprelimpos (água e sabão) e cobertos.
III. Tuberculose:
É uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch), afeta, principalmente, os pulmões, porém outros órgãos como os rins, intestino delgado, etc. Também podem ser afetados. A vacina BCG é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos.
A transmissão é direta, ocorre depessoa pra pessoa através de gotículas de saliva contendo o vírus, sendo maior o risco durante contato prolongado em ambientes fechados e com pouca ventilação.
Tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração,eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.
O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral.

Doenças Causadas por Protozoários
I.Doença de Chagas:
Causada pelo protozoário Tripanosoma cruzi é transmitida, principalmente, por um inseto da Subfamília Triatominae (barbeiro). Este animal de hábito noturno se alimenta, exclusivamente, do sangue de animais vertebrados. Ao sugar o sangue de um animal com a doença, ele passa a carregar consigo o protozoário. Ao se alimentar novamente, desta vez de uma pessoa saudável, ele podetransmitir a ela o parasita. Esse processo se dá em razão do hábito que este tem de defecar após sua refeição. Como, geralmente, as pessoas costumam coçar a região onde foram picadas, tal ato permite com que os parasitas, presentes nas fezes, penetrem pela pele.
A transfusão de sangue contaminado e transmissão de mãe para filho, durante a gravidez, são outras formas de se contrair a doença.Recentemente descobriu-se que pode ocorrer a infecção oral: são os casos daquelas pessoas que adquiriram a doença ao ingerirem caldo de cana ou açaí moído contendo, acidentalmente, o inseto. Acredita-se que houve, nesses casos, invasão ativa do parasita, via aparelho digestivo.
Febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço são alguns sintomas que podem...
tracking img