Doença de chagas

Páginas: 31 (7586 palavras) Publicado: 12 de março de 2011
MEGACÓLON - PARTE II: DOENÇA DE CHAGAS
[pic]
Megacólon - Parte II: Doença de Chagas. Rev bras Coloproct, 2002(4):266-277
Resumo: Uma das principais manifestações viscerais da doença de Chagas é o megacólon e suas conseqüentes complicações, tais como a constipação crônica e severa, a desconfortante distensão abdominal, os fenômenos oclusivos associados ao fecaloma e ao volvo da sigmóide, anecrose da alça volvida, a colite isquêmica ou a úlcera que pode ou não perfurar. Todas comuns e com grau variado de gravidade, que podem ser evitadas com o tratamento do megacólon. Várias são as alternativas possíveis para o tratamento cirúrgico do megacólon chagásico, todas com os objetivos de aliviar os sintomas da doença e prevenir suas complicações. Embora a maioria delas contemple essesobjetivos, algumas estão associadas a altos índices de morbi-mortalidade e poucas foram criadas com base nos conhecimentos da fisiopatologia da doença. Assim, operações que incluem amplas dissecções do reto e que naturalmente se associam a número maior de complicações, devem ser evitadas, principalmente nos casos em que o reto tem dimensões normais. Nesses casos, a retirada do segmento proximal do reto ede todo o cólon dilatado com anastomose acima da reflexão peritoneal devolve ao paciente o que poderia ser esperado em termos funcionais, sem os riscos observados com as técnicas desnecessariamente radicais.
Unitermos: Doença de Chagas, megacólon, volvo, fecaloma, tratamento cirúrgico
 MEGACÓLON
O termo megacólon, por consagração, é usado para designar a dilatação e o alongamento do intestinogrosso, fundamentalmente devido a alterações da inervação intrínseca dessa víscera, com os conseqüentes distúrbios morfológicos e funcionais. Em sentido lato, no entanto, esse termo abrange, também, todas as ectasias entre as quais estão incluídas as que ocorrem por causa de uma lesão orgânica que estenosa e impede a progressão do conteúdo intestinal com a conseqüente dilatação visceral a montante.    Com essa definição e com o fator etiopatogenético, o megacólon pode ser congênito e adquirido.
MEGACÓLON ADQUIRIDO - Doença de Chagas
Os "megas" adquiridos, freqüentemente vistos no Brasil e em várias outras regiões da América do Sul, são manifestações tardias da doença de Chagas e se desenvolvem como resultado da destruição irreversível de células ganglionares periféricas do sistemanervoso autonômico e/ou central durante a fase aguda da doença. Nas vísceras ocas a destruição de células ganglionares provoca, com o passar do tempo, o aparecimento das dilatações, hipertrofias e alongamentos caracterizando as enteromegalias.
    Na opinião de Koberle1, exposta em 1963, o nome enteromegalia ou simplesmente "mega" (megaesôfago, megacólon) deveria ser reservado para toda aquelacondição em que o segmento dilatado é o próprio segmento doente. Dessa forma não haveria confusões como as ocorridas no passado inclusive motivando abordagem cirúrgica inadequada como ocorreu com a doença de Hirschsprung. Com esse conceito, o termo megacólon congênito deveria ser abandonado.
Anatomia Patológica
A forma digestiva da doença de Chagas compreende as perturbações notáveis na fase crônicaenvolvendo o tubo digestivo e os principais sintomas dizem respeito a problemas decorrentes dos distúrbios da atividade motora principalmente do esôfago e do cólon esquerdo com as alterações morfológicas que caracterizam os "megas". O substrato anatomopatológico dessas manifestações está na denervação intrínseca das vísceras comprometidas, envolvendo o sistema nervoso autonômico, principalmente oparassimpático, por meio da destruição dos plexos mioentérico e submucoso (Auerbach e Meissner). A demonstração dessa destruição foi feita por Koberle4, no final da década de 50, quando pôs em evidência, após trabalho exaustivo de contagem neuronal dos plexos intramurais, que o intestino grosso em seus diferentes segmentos possuía número de neurônios equivalente, em média, a 5% do normal....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doença de chagas
  • Doença de chagas
  • doenças de chagas
  • Doença de chagas
  • Doença de chagas
  • Doença de Chagas
  • Doenças de Chagas
  • Doença de Chagas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!