Doença coronariana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO GERAL
Descrever a insuficiência coronariana da isquemia ao infarto e suas manifestações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Descrever a anatomia, fisiologia do sistema cardiovascular;
Identificar as principais causas do surgimento da isquemia e do infarto;
Observar alterações do infarto no eletrocardiograma;
Descrever sinais e sintomas da isquemia e infarto;
Identificar fatores derisco para o desenvolvimento da isquemia e infarto;
Descrever prevenção, tratamento e complicações pós-infarto agudo do miocárdio.














INTRODUÇÃO
A principal causa de mortalidade e morbidade no Brasil e no mundo conforme o Ministério da Saúde são as doenças cardiovasculares tendo uma estimativa, para 2020 valores entre 35 e 40 milhões de óbitos. Dados da Organização Mundialde Saúde no ano de 2002 no mundo, do total de 16,7 milhões de óbitos, 7,2 milhões ocorreram por doença arterial coronariana. No Brasil, em 2005, houve 196.474 internações e 84.945 óbitos registrados no Sistema de Informação de Mortalidade por doença arterial coronariana DAC. Em 2008, o sistema de informações registrou 518 internações por infarto agudo do miocárdio no Rio Grande do Sul (BRASIL,2008). O infarto agudo do miocárdio (IAM) é um evento agudo que sempre requer internação hospitalar e, por sua magnitude, a despeito da existência de procedimentos terapêuticos nitude, a despeito da existência de procedimentos terapêuticos capazes de melhorar o prognóstico do paciente, tem sido apontado como um agravo importante no desenvolvimento de indicadores para o monitoramento da qualidade daassistência d enfermagem. Aspectos como utilização de novas tecnologias de reconhecida eficácia, admissão em uma unidade de terapia intensiva, tempo decorrido entre o início dos sintomas e o primeiro atendimento têm mostrado importante impacto na redução da letalidade por IAM.

.













1. ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
O coração é um órgão muscular oco,localizado no centro do tórax, onde ocupa o espaço entre os pulmões (mediastino) e repousa sobre o diafragma. Ele pesa aproximadamente 300g. O coração bombeia o sangue para os tecidos suprindo-os com oxigênio e outros nutrientes. É composto de três camadas: a parte interna do coração, o endocárdio, consiste em tecido endotelial e reveste o interior do coração e as válvulas; a camada média, omiocárdio, é constituída de fibras musculares, sendo responsável pela ação de bombeamento. A camada exterior do coração é chamada de epicárdio (compõem o Pericárdio)
O coração é envolto por um saco fibroso fino, chamado de pericárdio, composto de duas camadas. Aderido ao epicárdio está o pericárdio visceral. Envolvendo o pericárido visceral está o pericárdio parietal, um tecido fibroso vigoroso que seliga aos grandes vasos, diafragma, esterno e coluna vertebral, sustentando o coração no mediastino.
Há quatro compartimentos no coração os quais constituem os sistemas de bombeamento direito e esquerdo. O lado direito do coração constituído do átrio direito e do ventrículo direito, distribui o sangue venoso (desoxigenado) para os pulmões através da artéria pulmonar (circulação pulmonar) paraoxigenação. O átrio direito recebe o sangue que retorna da veia cava superior (cabeça, pescoço, e membros superiores) veia cava inferior (tronco e membros inferiores) e seio coronário (circulação coronária). O lado esquerdo do coração, composto do átrio esquerdo e ventrículo esquerdo, distribuem o sangue oxigenado para o restante do corpo através da aorta (circulação sistêmica). O átrio esquerdo recebeo sangue oxigenado a partir da circulação pulmonar por meio das veias pulmonares. Os átrios possuem paredes finas, porque que retorna a esses compartimentos gera pressões baixas. Em contrapartida, as paredes ventriculares são mais espessas porque elas geram pressões mais elevadas durante a sístole.
As quatro válvulas no coração permitem que o sangue flua apenas em uma direção. As válvulas que...
tracking img