Doença celiaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOLOGIA
Fisiologia celular
Alice Dantas Brites*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Membrana plasmática e citoplasma
Todas as células encontram-se envoltas por uma fina membrana composta principalmente por fosfolipídios e proteínas, a membrana plasmática. Portanto, para sair ou entrar da célula, todas as substâncias precisam passar pela membrana plasmática. Esta passagem podeocorrer de duas formas: ou a substância atravessa a membrana ou é englobada por ela. No primeiro caso a passagem pode acontecer sem gasto de energia (transporte passivo) ou com gasto energético (transporte ativo). O processo de “englobamento” de substâncias pela membrana plasmática é chamado de endocitose,quando a substância entra na célula, e de exocitose quando ela é expelida para o meioexterno.
No interior da membrana plasmática há o citoplasma, um material fluido no qual as organelas celulares e o núcleo encontram-se imersos. O citoplasma é percorrido por uma rede de filamentos chamada de citoesqueleto. O citoesqueleto é composto por microtúbulos e microfilamentos que são responsáveis pela manutenção da forma da célula e por seus movimentos.
A seguir veremos a função das principaisorganelas da célula eucariótica e o papel do núcleo no controle das atividades celulares.
Retículo endoplasmático
O retículo endoplasmático é formado por uma rede de pequenos tubos interligados revestidos por uma membrana lipoprotéica. Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua paredeexterna.
Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias. Devido à presença dos ribossomos, o retículo endoplasmático rugoso também possui um papel importante na síntese de proteínas.
Ribossomos
Os ribossomos atuam na síntese de proteínas. Eles ocorrem tanto soltos no citoplasma quanto aderidos à superfície externa doretículo endoplasmático rugoso. Eles são formados por duas unidades de tamanhos diferentes compostas principalmente por um tipo especial de RNA, o RNA ribossômico, e por proteínas.
Complexo de Golgi
O complexo de Golgi é formado por uma série de sacos achatados e empilhados uns sobre os outros. Cada conjunto destes sacos recebe o nome de dictiossomo. Esta organela atua principalmente noarmazenamento e na secreção de substâncias. Muitas vezes o complexo de Golgi recebe proteínas que são produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso. Estas são então empacotadas por uma fina membrana e secretadas para o meio intra ou extracelular.
Lisossomos
Os lisossomos são pequenas vesículas membranosas que realizam a digestão intracelular. São originados a partir do complexo de Golgi e contêm em seuinterior diversas enzimas. As substâncias capturadas pela célula através da endocitosese fundem aos lisossomos no interior da célula originando o vacúolo digestivo. Após a digestão destas substâncias forma-se o vacúolo residual que, muitas vezes, é eliminado para o meio externo através de um processo chamado clasmocitose. Os lisossomos atuam também no processo de autofagia através do qual sãodigeridas estruturas ou partes da própria célula.
Peroxissomos
Os peroxissomos, assim como os lisossomos, são vesículas membranosas que contêm enzimas em seu interior. Suas enzimas degradam lipídios e aminoácidos. Esta organela também possui enzimas chamadas de peroxidases. As peroxidases degradam o hidróxido de hidrogênio (H2O2) formado durante o processo de quebra de outras substâncias e que, emgrandes concentrações, é tóxico para a célula.
Mitocôndrias
As mitocôndrias são organelas que possuem uma dupla membrana de composição semelhante à membrana plasmática. A membrana interna possui dobras chamadas de cristas mitocondriais. O interior da mitocôndria é preenchido por uma substância fluida e é denominado de matriz mitocondrial. Imersos na matriz mitocondrial existem diversos tipos de...
tracking img