DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS PARA UMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

1924 palavras 8 páginas
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS PARA UMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Maria Pompéia Vital Marotta Dias1

RESUMO: Rever o papel da docência no ensino superior é necessário conquanto vivemos um momento de avaliação da significação da profissão docente, tanto quanto a revisão dos conteúdos, métodos e didáticas para alcançar a eficiência e a eficácia da educação visando uma graduação que atenda às demandas do mercado globalizado, à extensão e à pesquisa capazes de promover e desenvolver as práticas exigidas para os resultados cada vez maiores e melhores. O objetivo deste trabalho portanto, é oportunizar a reflexão do nosso papel enquanto docentes no nível superior que conscientes da importância da educação diante de tanta diversidade e tamanho avanço tecnológico, precisamos compreender a árdua tarefa de nos mantermos atualizados e dispostos à pesquisa constante como saída para atender à demanda de um mundo muito mais exigente e excludente e praticarmos acima de tudo a reflexão, assim como propiciá-la no ambiente escolar como prática recomendada para a solução de problemas e promoção da criatividade diante de realidades cada vez mais complexas.

PALAVRAS-CHAVE: Docência no ensino superior. Qualificação docente.

1 INTRODUÇÃO

As mudanças ocorridas no fim do século XX e aprofundadas no século XXI, provocadas pelo avanço tecnológico, pela queda de fronteiras e por conseguinte de um novo paradigma para uma educação que objetive o desenvolvimento de competências, exige a atuação de um profissional docente no ensino superior capaz de compreender com profundidade esse conceito, como aponta Perrenoud (1999) e nos servirá de ponto de partida para nosso trabalho.

São múltiplos os significados da noção de competência. Eu a definirei aqui como sendo uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles. Para enfrentar uma situação da melhor maneira possível, deve-se, via de regra, pôr em

Relacionados

  • Livro de História da Educação
    32059 palavras | 129 páginas
  • Reforma Universitária no Brasil
    27739 palavras | 111 páginas