Documentário Pro dia Nascer Feliz - Reflexões a repseito do psicologo na educação

310 palavras 2 páginas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Instituto de Psicologia
Stela Ferreira de Barros
Disciplina: Psicologia e Educação

Reflexão acerca do documentário: Pro dia Nascer Feliz (2006)
A atuação do psicólogo no atual cenário educacional

O documentário sobre o cenário educacional Brasileiro se torna surpreendente e ao mesmo tempo chocante ao mostrar um ponto de vista e vivencias que geralmente não são mostradas, sobre a perspectiva dos alunos.
A medida em que traz a luz diversos dramas como preconceito, violência, desigualdade social e o abandono, vividos nas escolas por professores e estudantes de regiões diversas e contrastantes do Brasil, provoca o espectador a pensar no problema da educação no Brasil, no quão grave se tornou e quais as perspectivas de melhoras.

Desta forma, a discussão da possibilidade e da necessidade da atuação do psicólogo nesse ambiente se torna essencial; de forma que as relações sejam melhores interpretadas e vivenciadas, sejam elas família-escola, professor-aluno ou aluno-família.
Vários fatores nos levam á uma mudança da relação dos participantes dessa instituição; fatores culturais, históricos, econômicos dentre outros. No entanto o psicólogo poderá auxiliar no reconhecimento das novas configurações de relações nas escolas, bem como, na adequação e melhoria das mesmas, para que se possa possibilitar a otimização do processo de desenvolvimento educacional.

Dentro das várias faces e contrastes na educação Brasileira, o psicólogo pode ser um facilitador, e mais do que isso um importante agente que potencializará o desenvolvimento educacional do sujeito, na medida em que lhe for possível atuar nas instituições reconhecendo e propondo medidas que sejam focadas em suas principais demandas, proporcionando as mesmas um olhar direcionado e não generalista das relações e possíveis atritos.

Relacionados