Documentário lixo estraordinário

608 palavras 3 páginas
Relatório sobre o documentário “Terra: um planeta fascinante”

A terra pode ser considerada o planeta mais rico, entre todos os outros planetas, devido a sua complexidade de espécies entre outros fatores.
O planeta é formado por placas tectônicas, as quais estão em constante movimento, que são responsáveis pela paisagem da terra, e com os seus movimentos, vão dando nova forma a essa paisagem. As placas estão ligadas com boa parte dos impactos naturais.
Outro fato que ocorre devido ao movimento das placas é que, por elas estarem acima do núcleo da terra, o seu superaquecimento, gera fendas na crosta terrestre e pode muitas vezes dar origem aos vulcões, que possuem em seu interior grandes reservatórios de gases e magma. O magma pode subir até perto da superfície e em contato com a água, passa a formar vapor, e ocorre à liberação do fluxo piroclástico, que é excelente para o enriquecimento do solo devido à liberação de muitos minerais, como por exemplo, o ferro; porém caso ocorra o aumento da pressão, o vapor acaba rompendo a superfície e causando a erupção do vulcão que libera vários gases, como o gás carbônico e o gás enxofre, se não, apenas se tem a liberação do fluxo. O vulcão quando em erupção emite barulhos, pode chegar a uma temperatura de 800 graus centígrados e uma velocidade de 80m/s, velocidade semelhante ao de uma avalanche, causando devastação por onde passa.
Os cientistas estão buscando alternativas, para tentar prever a erupção de um vulcão, usando como referências os tremores.
Um acontecimento que se deve ao movimento das placas é o surgimento das montanhas, com grandes altitudes. Diferente da separação das placas que geram as fendas, acontece o encontro das placas, que devido ao impacto estão se juntando e com a força exercida estão crescendo para cima, o Himalaia é o único lugar aonde as placas se chocam. Estudos revelaram que as montanhas crescem 10 centímetros por ano, entretanto devido à erosão causada pelo sol e chuvas o topo da montanha

Relacionados

  • A Pobreza e Lixo Extraordinario
    985 palavras | 4 páginas