Documentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade: Unidade de Ensino Superior Expoente
Curso: Administração
Disciplina: TGA ll
Aluna: Gislaine Oliveira
Resumo das aulas de TGA ll



Curitiba, 17 de abril de 2013
Após as experiências da administração científica de Taylor, Fayol e Weber no início do século passado, os críticos ressaltaram para os pontos fracos do modelo, levantando aspectos relevantes porém omissos nateoria. A teoria das organizações evoluiu, incluindo os aspetos comportamentais e subiu escadas, incluindo os profissionais encarregados pela coordenação e controle, e desde então temos presenciados em aula conteúdos que nos faz entender que é tudo muito complexo, a partir destas teorias, sem deixar de ressaltar a ideia de que tudo envolve administração.

A inicializarmos o período fizemos umarápida revisão do que foi aprendido em TGA l, que envolveu a diferença entre eficiência que está relacionado ao uso racional dos recursos tentando executar tarefas com os meios disponíveis, eficácia que representa a capacidade da organização adquirir e utilizar os recursos para alcançar os objetivo, já a efetividade é o impacto social percebido de maneira externa a organização.
Nas funções de umadministrador temos planejar , organizar, controlar, dirigir e coordenar(Fayol). Neste mesmo paradigma nos deparamos com situações de comunicação, liderança, pro-atividade entre outras.
Nos níveis organizacionais temos o estratégico que trata do planejamento estratégico, o por que e quando, e são geralmente representadas por sócios, presidentes e diretores, tático o como e onde correspondem nogeral a parte de administração do gerente e/ou coordenador, e por fim o operacional que seria no caso, o plano de ação correspondente ao executor. E as habilidades de um administrador tratam-se não somente do conceitual, pois se em muitos casos se não souber como agir em determinadas situações não adianta, ou seja, devemos estar preparados também para executar certas tarefas.
Retomamos a TeoriaClássica de Henry Fayol que seria a estrutura preocupando-se em aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e suas inter-relações estrutura, ou seja, o chamado chão de fábrica, a Teoria Cientifica de Taylor que visava aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, focando nas tarefas.
ABurocracia de Max Weber, onde que visava aumentar a eficiência por meio da racionalização do trabalho enfatizando a hierarquia e papéis padronizando como objetivo máxima eficiência na organização e desempenho dos participantes, onde exige caráter legal das normas, formal das comunicações, divisão do trabalho, impessoalidade no relacionamento, hierarquização da autoridade, rotinas e procedimentos,competência técnica, especialização, profissionalização, e previsibilidade do funcionamento.
Em suas disfunções temos como paradigma o excesso de formalismo e papelório, resistência a mudanças, despersonalização do relacionamento, categorização das decisões, super conformidade, exibição de sinais de autoridade, dificuldades com clientes devido os processos a ser executados com prazo muitas vezesexageradamente longo. Transição da Era Industrial em 1930 para o Homem Social dos dias atuais iniciada pela motivação, liderança e comportamento.
A área funcional são conjuntos de atividades exercida por cada colaborador, algumas empresas prezam muito a meritocracia, grande ferramenta de motivação, o marketing baseia-se na necessidade de trazer resultados para empresa, estudando o comportamento doconsumidor e analisando oque será viável para empresa.
Assistimos neste dia há um pequeno documentário que nos mostrou tudo oque não devemos mostrar em uma entrevista, e principalmente na vida cotidiana.
O processo de mudança baseia-se no Descongelamento que são as praticas velhas derretidas, na Mudança sendo novas ideias exercidas e no Recongelamento que são as novas práticas incorporadas a...
tracking img