Documentos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo fazer o estudo de alguns dos importantes documentos utilizados em diversas situações comerciais, empresariais e de comunicação, onde abordam diferentes informações, dependendo das situações que irão tratar.
Esses documentos que irão ser trabalhados são: recibos, recomendações, regulamentos interno, relatórios, requerimento e requisição.

2Recibo
É um documento que prova que a transação financeira foi efetivada. Pode ser uma declaração por escrito informando que alguma pessoa, física ou jurídica, recebeu algo já especificado no documento. Existem blocos de recibos à venda em papelarias, mas o fornecedor também pode elaborar o seu próprio recibo. Todo recibo deve constar de duas vias, uma para ficar com o recebedor e outra para ficarcom o fornecedor. Assina esse documento quem irá receber o que foi esclarecido.
Existem vários tipos de recibos: pagamento de salário, abono de férias, pagamento do 13º, pagamento de aluguel entre outros.

3 Recomentações
3.1 Carta de recomendação
Geralmente é usada junto ao currículo, emitida pelo ex-empregador de um candidato a emprego. É importante, pois dá recomendações positivas enegativas acerca do trabalho desenvolvido dentro de uma instituição em que um candidato a novo emprego já foi empregado, enfatizando suas competências e habilidades.
Além disso, junto à carta de demissão do antigo emprego, o ex-funcionário deve deixar considerações sobre as realizações obtidas, facilitando a criação de uma futura carta de recomendação pelo seu ex-chefe. É viável em uma carta derecomendação, um número para contato, porque alguns avaliadores preferem se comunicar diretamente com quem a redigiu. A assinatura é feita pelo seu ex-empregador, ex-chefe ou outros superiores.
3.2 Recomendação técnica
Nesse tipo de documento, é sugerido para instituições ou pessoas físicas, conselhos de maneira formal, os quais são expedidos por pessoas que possuem autoridade e conhecimentocrítico acerca do tema tratado. Segue em anexo dois exemplos de recomendação técnica.
4 Regulamento Interno
É um conjunto de regras ou normas estabelecidas como necessárias para o bom rendimento e funcionamento de uma empresa. O regulamento interno especifica todas as regras de vivência ética da empresa e é adequado tanto para funcionários quanto para empregadores.
O texto do regulamento internodeve ser o mais claro possível para compreensão dos funcionários, não permitindo interpretações diferentes. O título deve ser conciso, dando uma ideia geral de seu conteúdo. Exemplos: “Regulamento interno de trabalho” ou “Regulamento interno das relações de trabalho”.
Devemos separar os regulamentos de acordo com os setores específicos. Por exemplo, o setor financeiro certamente terá umregulamento diferente do setor de recursos, assim como o setor de logística.
Deve ser oferecida a cópia do regulamento interno para cada funcionário e empregador, evitando que os mesmos aleguem o desconhecimento das regras das empresas.
Esse documento é assinado pelo coordenador ou presidente da empresa.

5 Relatório
É um documento que tem a finalidade de apresentar resultados parciais ou finaisde determinadas tarefas ou atividades. Utilizado especialmente no meio profissional ou acadêmico. O relatório deve ser informativo e ao mesmo tempo, objetivo quanto assunto abordado.
Tipos:
* Crítico: texto que descreve o desenvolvimento de uma determinada atividade
* Síntese: mais conciso, pois é elaborado a partir de uma investigação ou relatórios anteriores.

Estrutura:

*Cabeçalho (ou página de rosto) – introduz informações essenciais: título, nome do destinatário, data, local e nome do relator (es).
* Introdução – onde se enunciam os objetivos, assunto e circunstâncias da elaboração do relatório, isto é, descreve-se o que vai ser relatado.
* Desenvolvimento – onde se concilia a descrição da situação com a crítica em que, o relator sublin;ha os aspectos...
tracking img