documentoos de araxá, teresopolis e sumare

2464 palavras 10 páginas
Universidade Federal de Pernambuco
CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Graduação em Serviço Social

Isis Emanuela Queiroz de Araújo
Juliana Patrícia Oliveira dos Santos

Questionário sobre os documentos de Araxá, Sumaré e Teresópolis.

Trabalho da disciplina Serviço Social III. Ministrada pela Prof.ª Dr.ª Edistia Maria Abath.

Recife
2013
I SEMINÁRIO – DOCUMENTO DE ARAXÁ

O que foi o Seminário de Araxá?
Foi um Seminário que ocorreu de19 a 26 de março de 1967 na cidade Mineira de em Araxá. O Seminário foi promovido pelo CBCISS – Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais e contou com a participação de 38 profissionais de diversos estados e teve como tema a teorização do Serviço Social. Essa preocupação vem da necessidade de adequar o Serviço Social ao desenvolvimento proposto durante o período da ditadura militar no Brasil para se integrar a esse desenvolvimento era necessário redefinir os objetivos, as funções e a metodologia na tentativa de adequar-se ao contexto sócio-econômico da realidade brasileira. Ao final do Seminário foi elaborado o Documento de Araxá.
O que aconteceu no Seminário de Araxá? O Seminário tinha como fim a teorização do Serviço Social e a reformulação do mesmo em novas linhas de ação para melhor servir a pessoa humana e a sociedade. Uma espécie de reorientação do Serviço Social no sentido de levar as populações a tomarem consciência dos problemas sociais, contribuindo também o estabelecimento de formas de integração popular no desenvolvimento do país. Esse Seminário se insere dentro de um momento de questionamento por parte do Serviço Social e de busca de uma metodologia, mas adequada de inserção ao desenvolvimento proposto no período da ditadura militar.
Pressupostos do documento de Araxá? A consciência do desenvolvimento exigiu do Serviço Social novos papéis na área de atuação. Para isso, se fez necessário uma reformulação do Serviço Social em novas linhas de

Relacionados